Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Estudo da Udesc mostra...

Estudo da Udesc mostra que limitação dos movimentos e sobrecarga na coluna são consequências da obesidade na terceira idade

Acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), elaboraram um trabalho sobre a obesidade na terceira idade e apontam, como consequências, a limitação de movimentos e a sobrecarga na coluna vertebral e dos membros inferiores com o surgimento de artroses e varizes, fatores que levam a uma diminuição da expectativa de vida.

A pesquisa foi publicada no caderno Sul Brasil Rural, encartado quinzenalmente no jornal Sul Brasil, que funciona em Chapecó e circula nos municípios do Oeste. O suplemento é editado pelo professor Paulo Roberto Ficagna, do curso de Zootecnia da Udesc Oeste.

O trabalho foi elaborado pelas alunas Angélica Paula Paravisi, Dandara Boor, Daniele Schoeninger, Giovana Heinen e pelo aluno Luiz Henrique Cesaro, e contou com a supervisão das professoras de Enfermagem Grasiele Busnello, Rita Oltramari Rebonato e Marta Kolhs.

Transformação
De acordo com a pesquisa, o envelhecimento causa transformações no idoso, como a perda progressiva da massa magra com aumento da proporção de gordura corpórea, diminuição da estatura, relaxamento da musculatura abdominal e alteração da elasticidade da pele. 

Além disso, a obesidade é um fator de risco para uma série de distúrbios, entre as quais hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, derrame, diabetes melitus tipo 2, câncer, aumento do colesterol e da insulina corporal, distúrbios menstruais, infertilidade e apnéia do sono.

“Tais doenças contribuem para que o idoso tenha uma diminuição da expectativa de vida, principalmente quando são portadores da obesidade”, afirmam os estudantes de Enfermagem, da Udesc Oeste.

Para ser um idoso saudável, é preciso comer frutas, verduras, carnes brancas de preferência, leite e grãos, realizar atividades físicas regulares e de acordo com a capacidade de cada um, especialmente as relacionadas ao lazer.

Fatores
Segundo o trabalho, muitas pessoas falam em ter uma vida saudável com a prática de exercícios, alimentação adequada, bons convívios sociais, mas a maioria enfrenta situações em que essas preocupações são deixadas de lado com argumentos de falta de tempo, baixa auto-estima e obsessão pela estética do corpo.

A obesidade, segundo a pesquisa, é o excesso de tecido adiposo (gordura) no organismo, sendo considerada uma doença crônica e relacionada com outros fatores que contribuem para a sua incidência, como vida sedentária, alimentação rica em gordura, açúcares, sal e carboidratos.

O trabalho destaca também que o excesso de peso atinge um terço da população adulta e apresenta uma tendência crescente nas últimas décadas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br

Telefones: (48) 3321-8142/8143

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support