Alunos de Canoinhas participam de aula interativa em um planetário itinerante
Um grupo de alunos da Escola de Educação Básica Almirante Barroso, de Canoinhas, teve uma aula diferente nesta segunda e terça-feira, 7 e 8. As turmas matutinas e vespertinas do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Regular da extensão do Rio D’Areia do Meio participaram de uma sessão no planetário “Teatro das Estrelas”.
Os professores e o diretor da escola, Pedro Penteado do Prado, esperam que a novidade estimule o interesse dos alunos pela Astronomia, e também sirva de ferramenta didática para os professores de Geografia, Física e conhecimentos gerais.
Montado no Ginásio de Esportes da escola, o planetário itinerante é de Londrina, no Paraná, e mais de 400 mil pessoas das regiões Sul e Sudeste do país já puderam conferi-lo. O projeto, projetado pelo professor de Física Gesoaldo Maia de Oliveira foi contratado com objetivo principal de trazer o conhecimento para os alunos sobre as constelações e posições do Planeta de uma forma mais real e dinâmica.
Sobre o Planetário
A estrutura é montada em uma cúpula de lona com sete metros de diâmetro, em um ambiente completamente escuro que projeta o céu. Cada exibição dura cerca de 45 minutos.
O responsável pelo planetário, professor Gesoaldo Maia de Oliveira, explica que o equipamento precisa ser configurado conforme a latitude de cada local visitado. O céu que é exibido simula o céu que o público veria de verdade. A fidelidade da exibição é muito próxima à realidade, mostrando cerca de 3 mil estrelas de 1ª a 4ª magnitude, de acordo com seu brilho.
A ideia de criar e manter um planetário itinerante surgiu de um grupo de professores de Física de Londrina que queriam difundir o conhecimento astronômico, além de criar uma ferramenta que pudesse transformar o complicado linguajar científico em uma linguagem mais popular.
{article Sergio Teixeira da Silva – SDR Canoinhas}{text}{/article}