Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos de Administração da...

Alunos de Administração da Udesc trabalham por melhorias em casa de acolhimento da Capital

Promover melhorias em uma instituição da Capital que oferece acolhimento provisório para meninas em situação de risco, a Casa Lar Nossa Senhora do Carmo, em Capoeiras, é o objetivo de um projeto desenvolvido neste semestre por estudantes de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Iniciativa de 35 alunos do sétimo termo vespertino, o Projeto Fada Madrinha faz parte da disciplina Gerência de Projetos, ministrada pelo professor Leandro Schmitz, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom

A Casa Lar Nossa Senhora do Carmo acolhe meninas de 5 a 12 anos em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis estejam temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

O local proporciona abrigo provisório para crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar até que sejam reintroduzidas ao convívio familiar original, encaminhadas para uma família substituta ou para adoção ou preparadas para a vida autônoma.

Entre as melhorias previstas está a construção de uma área coberta para atividades com as crianças, reforma, pintura e iluminação da quadra de esportes, troca de portas quebradas e reforma do banheiro.

Para viabilizar as obras até o final do semestre letivo, os estudantes pretendem arrecadar recursos – com eventos beneficentes, patrocinadores e a venda de produtos – e gerenciar a realização da reforma, entre outras ações junto à casa.

Campanha de doações

As iniciativas do projeto incluem também ações de integração com o público da casa e campanhas de doação, como a de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos, atualmente em andamento.

As doações podem ser entregues em postos de coleta na Udesc Esag, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, para os voluntários do Projeto Fada Madrinha ou diretamente na Casa Lar, mediante contato pelo telefone e 3028-9414.

O contato com os voluntários do projeto também pode ser feito pelo e-mail projetofadamadrinhasc@gmail.com e pela página no Facebook.

Fada madrinha

“Nos contos de fada, a fada madrinha é alguém com poderes mágicos, que age como uma mentora, mudando a vida das pessoas. É como o apoio que a Casa Lar proporciona a essas meninas, mas agora a entidade precisa de ajuda. Queremos contribuir para que nenhuma infância tenha o encanto quebrado”, afirma a acadêmica Bruna Mência.

Há 19 anos, a Casa-Lar Nossa Senhora do Carmo atende meninas em situação de risco pessoal ou social, servindo como lar provisório, onde elas têm sua cidadania garantida, enquanto as famílias se reorganizam para retomar sua guarda, auxiliadas por programas sócio-assistenciais.

Busca-se sempre o retorno familiar, mas, quando isso não é possível, faz-se a colocação em família substituta, por meio de guarda ou adoção.

42 projetos concluídos na Esag

Desde 2005 o professor Schmitz mobiliza seus alunos de Administração da Udesc Esag em iniciativas com fins sociais.

Em 2013, o total de projetos concluídos chegou a 42, beneficiando mais de 20 entidades. Veja alista completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281   

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support