Alunos das escolas estaduais atingidas pelo tornado retomam atividades em Xanxerê
Os alunos das duas escolas estaduais de Xanxerê, atingidas pelo tronado no último dia 20, retomaram as atividades nesta semana. A EEB Neusa Lemos Marques, localizada no Bairro dos Esportes, ficou com parte da sua estrutura comprometida. Os 183 alunos foram remanejados para a EEB Joaquim Nabuco. Segundo o gerente de Educação, Carlos Colatto, funcionários, professores e alunos já estão em atividades, através de uma adaptação que foi feita nas salas da escola que os recebeu.
A EEB Luiz Coradi que fica no Bairro Tacca também foi atingida, porém com menor gravidade. O telhado da Escola já recebeu o reparo necessário para dar condições de retomada das atividades. Professores, pais, alunos e com o auxílio da comunidade, realizaram desde a última sexta-feira, 24, um mutirão de atividades, especialmente na limpeza da Escola, para que as aulas pudessem ser retomadas nesta terça-feira, 28.
O gerente de Educação explica que está sendo finalizado um levantamento que será encaminhado a Secretaria de Estado da Educação, para a possível liberação de recursos que serão destinados a reforma da EEB Neusa Lemos Marques. “Parte da estrutura ainda serve, mas a grande parte que é uma construção mais antiga está totalmente comprometida. No início da próxima semana estaremos nos deslocando para Florianópolis para conversar com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e com uma equipe técnica para mostrar a realidade da Escola e buscar a liberação de recursos”, explica.