Alunos da UFSC realizam estágio sobre regionalismo no Cedup Vidal Ramos, em Canoinhas
Foi concluído na noite dessa quinta-feira (18), no Centro de Educação Profissional (CEDUP) Vidal Ramos de Canoinhas, o estágio curricular do Curso de Letras dos alunos Reni Graciano Leite e Márcio Moreschi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pólo Canoinhas, sobre literatura brasileira e regionalismo.
O estágio foi realizado dentro do Cedup Vidal Ramos, com os alunos do ensino médio concomitante da própria instituição. Em sala de aula foram trabalhadas as obras de Fernando Tokarski e Simões Lopes Neto. Os alunos produziram textos em sala de aula (contos) e puderam socializar esses trabalhos na noite desta quinta, com a presença do diretor do Cedup, Edumar Ricardo da Silva, assessor de direção Adilson Luiz Azevedo Velho, supervisora escolar Ana Maria Loeffler, historiador Fernando Tokarski, poeta Arcafes, além da tutora de estágio da UFSC, Ana Cláudia Zan e o professor regente Danival de Oliveira.
Fernando Tokarski em sua fala relatou um pouco mais sobre a história da região, fatos e acontecimentos, trocando experiências com alunos da UFSC e do Cedup.
Os alunos Reni e Márcio explicam que o Cedup Vidal Ramos foi escolhido para realizar o trabalho, por ser uma instituição de ensino voltado ao ensino técnico agropecuário, que valoriza também o regionalismo e a cultura da região. “Foi uma experiência ótima realizar esse trabalho e conhecer um pouco mais da cultura de nossa terra”, declara Reni.
Durante a noite também foram contadas histórias e lendas da reigão pelo funcionário do Cedup, Silvestre Ferreira Dias, e ainda declamado um poesia de João Pantalião Gonçalves, pelo soldado Franke.
O curso de licenciatura em Letras – Português tem a duração de 4,5 anos e é aplicado no pólo da UFSC em Canoinhas, que fica anexo a Escola de Educação Básica Santa Cruz. O estágio curricular obrigatório teve a duração de 40 horas.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}