Alunos da Udesc viabilizam construção de marcenaria na Casa do Oleiro, em Florianópolis
O Centro de Recuperação Casa do Oleiro, entidade beneficente que presta apoio gratuito a pacientes voluntários no tratamento da dependência química, no Bairro Ratones, em Florianópolis, receberá a partir do próximo mês a construção de uma marcenaria, que será utilizada para a prática de oficinas, visando a capacitação e a profissionalização do público atendido.
Foto: Divulgação / Udesc
A confirmação foi feita nesta terça-feira, 30, durante o evento de prestação de contas do Projeto Abrindo Portas, iniciativa promovida neste semestre por alunos de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em prol da instituição.
Realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o encontro reuniu voluntários do projeto – estudantes do sétimo termo noturno, mobilizados pela disciplina Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo professor Leandro Schmitz – e convidados, incluindo gestores da Casa do Oleiro e moradores atualmente em tratamento.
Meta superada
Na apresentação, a gerente-geral do projeto, a acadêmica Manuella Santos Silva, anunciou que a meta financeira do projeto, apesar de ambiciosa, foi superada pelos estudantes.
Com custo previsto em torno de R$ 85 mil, a obra deve iniciar em duas semanas e ser concluída em cerca de dois meses. A expectativa é que a oficina – que terá cerca de 170 metros quadrados – gere renda para a instituição e ajude na reintegração das pessoas em tratamento no mercado de trabalho.
Para viabilizar a construção da marcenaria, os acadêmicos promoveram 12 eventos para arrecadar recursos – incluindo um bazar, um evento gastronômico e um espetáculo musical – e buscou apoio de parceiros interessados pela causa.
Também foram realizados quatro encontros para interação com os moradores da Casa do Oleiro, como palestra motivacional e um evento de Páscoa, e os alunos fizeram uma campanha para arrecadação de livros.
Gratidão
Um vídeo destacando momentos do projeto foi apresentado e alguns estudantes aproveitaram o encontro para falar sobre os desafios enfrentados e agradecer, à instituição e ao professor Schmitz, pela oportunidade de aprendizado e de participar de um projeto com fins sociais.
“É muito gratificante ver que nosso trabalho vai ter um resultado significativo para a Casa do Oleiro”, resumiu Manuella.
Principal mantenedor da casa, o pastor Jacob Anijar destacou a força da união de propósitos em seu agradecimento e considerou o resultado de um valor inestimável: “A marcenaria vai ser uma benção na vida de muitas pessoas, essa ajuda de vocês não tem preço”.
O professor Schmitz destacou a singularidade da iniciativa, os resultados alcançados em um período tão curto e a capacidade de superação da turma, lembrando que fazer diferente traz desafios.
Ele ressaltou o protagonismo dos estudantes em seu agradecimento, lembrando que o principal propósito dos projetos é o aprendizado e que muitos alunos se envolvem bem mais do que uma nota justifica.
A instituição
Vinculada à Igreja Castelo Forte, a Casa do Oleiro atende atualmente cerca de 30 pessoas e é mantida com doações. A manutenção e ampliações da entidade são feitas pelos próprios moradores em recuperação.
Em 2013, a entidade também recebeu apoio da Udesc Esag: dois projetos elaborados por alunos do curso de extensão Esag Sênior viabilizaram reformas na lavanderia, cozinha e sala de leitura, com a doação de equipamentos, entre outras ações.
Desde 2005 o professor Schmitz mobiliza seus alunos de Administração da Udesc Esag em iniciativas com fins sociais. Neste semestre o total de projetos concluídos chegou a 46, beneficiando mais de 20 entidades. Veja a lista completa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281