Alunos da rede estadual da SDR Criciúma conhecem projeto de arte medieval
Mais de 160 alunos da rede estadual de ensino da 21ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma participaram nesta semana do projeto “Escolas na Acic”, desenvolvido pela Associação Empresarial de Criciúma. As escolas E.E.F. Dr. José de Patta e E.E.B. Lindolfo Collor, de Criciúma, e E.E.F.Professora Maria da Glória e Silva e E.E.F. Alaíde Tabalipa, de Içara, participaram do projeto que visa aproximar a comunidade das atividades realizadas pela associação empresarial e ampliar a visão dos estudantes para almejarem um futuro diferente da realidade em que vivem.
Além da recepção realizada na Acic, os estudantes também tiveram uma palestra motivacional com o multicampeão de bicicross Marco Aurélio Tocha, que falou um pouco da sua trajetória de vida e dos títulos conquistados em sua carreira. Os alunos também realizam uma visita à exposição de Arte Pictórica Medieval e Renascentista. O projeto idealizado pela Acic conta também com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma e das Faculdades Esucri.
A educação é uma das bandeiras levantadas pela Acic, e o projeto faz parte das atividades que visam promovê-la. “Nós temos uma preocupação muito grande com o futuro dos jovens. Queremos que daqui a sete, oito anos, estes que aqui estão possam retornar à Acic como profissionais, como empresários. Para isso não tem segredo, basta continuar estudando. Focar em três pontos fortes: a disciplina, o respeito ao professor e o carinho pelo estudo. Isso tudo é garantia para um novo futuro”, enaltece o presidente da Acic, César Smielevski.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional, João Fabris, a iniciativa traz uma grande oportunidade para o aprendizado. “É muito importante este tipo de incentivo aos jovens. Só com o estudo, eles poderão vencer, por isso cada bom exemplo se torna um grande aprendizado”, garante.
Segundo a professora da Escola Alaide Tabalipa, Criz Pereira, a iniciativa promove o desenvolvimento dos jovens. “Na nossa instituição, por exemplo, a maioria dos nossos alunos são carentes e, por isso, bons exemplos como o que o Tocha trouxe hoje podem fazer a diferença para cada um dos que vieram aqui. Eles se identificam, já que mostram que pessoas simples também podem vencer na vida desde que continuem estudando e acreditem nos seus sonhos”, afirma.
Além do presidente da Acic, César Smielevski e do secretário de Desenvolvimento Regional, João Fabris, também participaram do evento a professora da Esucri e coordenadora pedagógica do Colégio Universitário, Maria do Carmo Medeiros, a gerente regional de Educação em Criciúma, Jucilene Antônio Fernandes, e representantes das instituições de ensino.
{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}