Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos da Gered da...

Alunos da Gered da 34ª ADR desenvolvem atividade em parceria com Beto Carrero World

Foto: Gered/ADR Timbó

Uma atividade que envolve Física, estudo ao ar livre, diversão, brinquedos radicais e muito aprendizado. Assim é o projeto “Física no Parque”, desenvolvido pelo professor Fábio Gomes Miranda, em parceria com o Beto Carrero World e com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da EEB Professor Júlio Scheidemantel, de Timbó e EEB Osvaldo Cruz, de Rodeio, ambas escolas pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó.

>>>Mais imagens na galeria

“As viagens de estudo são uma tendência na Educação e têm como objetivo contribuir no processo de ensino, por meio de atividades práticas que estimulem a interação com o ambiente visitado, contribuindo também para a socialização dos alunos e facilitando a aprendizagem. É preciso motivar os alunos a estudarem, promovendo estratégias didáticas atraentes”, relatou o professor Fábio.

Foi pensando nisto que surgiu a ideia do projeto “Física no Parque”, que tem como proposta levar os alunos para conhecerem o parque temático Beto Carrero World, instalado na cidade de Penha, e trabalhar ao ar livre as disciplinas de Física, Matemática e Sociologia.

“Essa viagem de estudo permitiu aos alunos um intercâmbio cultural, no qual amplia horizontes, enriquece experiências e proporciona a interação entre teoria e prática, não apenas com diversão, mas com análise científica e técnica”, disse o professor.

Durante a visita ao Beto Carrero World, os alunos da EEB Professor Júlio Scheidemantel e EEB Osvaldo Cruz participaram de uma palestra com os engenheiros do parque, que apresentaram informações técnicas e curiosidades a respeito do funcionamento dos principais brinquedos, bem como esclareceram dúvidas dos jovens.

Após a apresentação, os estudantes foram divididos em grupos e cada um estudou um brinquedo, desenvolvendo na prática os cálculos da mecânica cinemática e dinâmica, como velocidade e tipos de força que atuam no brinquedo, bem como nas pessoas que estão nele.

Todo o estudo feito durante a viagem foi levado para a sala de aula, onde os alunos debateram sobre o aprendizado, elaboraram apresentações, fizeram maquetes e puderam explanar sobre o trabalho para toda a comunidade escolar.

Algumas apresentações contaram com a presença de profissionais do Beto Carrero World, que visitaram as escolas para acompanhar o trabalho executado pelos alunos.

“Nós temos outros projetos que são desenvolvidos no parque com os alunos, mas este é diferente. Nós mobilizamos nossa equipe de engenheiros, que se preparou para receber os jovens e repassar as informações referente ao conceito de física mecânica que estava aplicado nos brinquedos. Quando visitamos as escolas, foi emocionante ver o resultado desse trabalho e o que os alunos absorveram. Com esse projeto, ficou mais fácil aprender Física. Parabéns aos alunos e ao professor Fábio pela iniciativa”, ressaltou Alex Bonareti, gerente comercial do Beto Carrero World.

Para a gerente regional de Educação da ADR de Timbó, Claudete de Fátima Bauer, o que mais chamou a atenção quando o professor Fábio apresentou o projeto à Gered, foi o envolvimento entre o aprendizado e a diversão. “A atividade proporcionou aos nossos alunos o ensinamento além da sala de aula. Nos alegra saber que os professores de nossas escolas estão inovando e buscando oferece às crianças e aos jovens uma maneira diferente e mais divertida de aprender”, destacou Claudete.

{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support