Alunos da Escola Ruy Barbosa desenvolvem atividades fotográficas
Os estudantes do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Ruy Barbosa, de Timbó, realizaram o 1º Evento Científico Fotográfico da instituição, nesta terça-feira, 28, nos períodos matutino, vespertino e noturno. A Escola pertence à Gerência Regional de Educação (Gered) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Timbó, e envolveu, nesse trabalho, alunos de cinco turmas, sendo duas do primeiro ano, duas do segundo ano, e uma turma do terceiro ano. O evento, que é o concurso fotográfico com o tema “A ciência através da imagem”, é a segunda etapa das atividades, sendo que os trabalhos com os alunos já iniciaram no mês de março. “Pretendíamos desenvolver um trabalho que envolvesse as disciplinas de Química e Biologia, aí chegamos num consenso: a fotografia, pois está presente diariamente na vida dos estudantes”, explica a professora de Química Fabiana Fachini.
Conforme as professoras Fabiana e Maike Sabrine Corrêa Venturi, de Biologia, a primeira etapa dos trabalhos foi a realização de um workshop sobre as técnicas de fotografia, sendo ministrado por um fotógrafo profissional da cidade. “Aprendi sobre como fotografar paisagens, saber enquadrar vários tipos de ambientes, e isso eu gostei muito, pois adoro bater fotos”, diz a estudante do segundo ano do Ensino Médio Inovador, Beatriz Rafaeli Serger.
Nesta segunda etapa, que é o evento Científico Fotográfico, foi lançado o concurso com seis categorias. “As categorias foram escolhidas com o objetivo de atingir a ciência dentro da Química e Biologia, e também envolveu a disciplina de artes”, explica Fabiana. Para esta etapa os alunos realizaram fotos externas, originais, e precisavam seguir vários critérios. Para a estudante Talissa Monique Maba, foi muito bom desenvolver o trabalho, pois conseguiu expressar aquilo que gosta, ou seja, fotografou seu animal de estimação. A aluna Julia Gabriela Muraro ressaltou que conseguiu uma boa imagem, e percebeu que para isso não é simplesmente chegar ao local e fotografar. “Fui bater foto num pesque e pague, mas para ter uma boa imagem precisei conversar com as pessoas para se afastarem um pouco do local para fotografar apenas a paisagem. Isso é muito bom, pois aprendemos que não é tão simples e fácil registrar boas imagens”, disse.
Nesta quarta-feira, 29, já foi divulgado o resultado com o nome do vencedor de cada categoria. Na Categoria “Flores”, a estudante Jaqueline Schwll, do segundo ano 01 conquistou 167 votos; na Categoria “Árvores” venceu Nátali Raquel Cardoso, do segundo ano 02, com 46 votos; na Categoria “Imagens Noturnas da Natureza”, o estudante Rafael Jansen, do primeiro ano 01 fez 206 votos; na Categoria “Problemas Ambientais”, Erickson Largura, do segundo ano 02, conquistou 140 votos. Já na Categoria “Água é Vida”, a aluna Franciele Borghezan, do primeiro ano 02, fez 56 votos; e na Categoria “Animais”, o aluno Fernando Limberger, do segundo ano 01 conquistou 64 votos. Os avaliadores foram os professores, alunos do Ensino Regular, fotógrafos profissionais e a Gered. A premiação será na segunda-feira, dia 4, na Escola, no período da manhã.
Conforme as professoras, a terceira etapa acontecerá no mês de maio com a fundamentação do evento fotográfico a partir dos conteúdos das disciplinas dos alunos.
Informações adicionais para a imprensa:
Viviana Borchardt
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023 / 98832-2377