Proposta apresentada por alunos da Escola Estadual de Belmonte vira lei
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade, em maio de 2016, o projeto de lei 543/2015, que institui a Semana Catarinense de Conscientização sobre o Perigo do Alcoolismo Precoce, na segunda semana de junho. A proposta foi sugerida pelos alunos da Escola Básica Francisco Brasinha Dias, de Belmonte, que participaram do 20ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense nos dias 23 a 27 de novembro de 2015 em Florianópolis.
Os alunos Évely Andreolla, Pamêla Pancotte, Aldair da Silva, Maik Padilha e Ricardo Orso apresentaram o projeto na justificativa de que o consumo do álcool na adolescência causa diversos problemas à formação psicológica e do organismo. Os trabalhos tiveram a coordenação das professoras Janice Revers e Vanessa Magrini.
A proposta é que as escolas do Estado, na segunda semana de junho, promovam debates e palestras com médicos, psicólogos e outros profissionais, além de buscar instituições que tratam problemas de alcoolismo.
A EEB Brasinha Dias já iniciou a programação da semana de conscientização. Entre as ações, está o trabalho com peças teatrais, confecção de cartazes, cinema da escola, hora cultural com apresentação do projeto aprovado, panfletagem de conscientização, participação da sessão solene na Câmara de Vereadores.
Sobre o Parlamento Jovem
A diretora da escola de Belmonte, Jenifer Stolarski, lembra todo o trabalho desenvolvido na unidade escolar. “Tivemos a votação, na qual foram eleitos os deputados jovens que representariam nossa escola. O envolvimento foi tão grande e a aprovação foi uma surpresa. A experiência, os alunos levarão para sempre, pois foi algo inovador, que eles não conheciam e puderam experimentar”, afirma. Ela lembra que foram apresentadas em Florianópolis três proposições. Além dessa que já foi aprovada e virou Lei, as outras duas estão em tramitação.
O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, sob coordenação da Escola do Legislativo, criado para estimular a participação política da juventude. O deputado estudante vive situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessão Plenária, a ser realizada semestralmente.
Podem participar os alunos do Ensino Médio matriculados nas Escolas das redes pública e privada. As escolas são sorteadas, uma por região do Estado, somando um total de cinco escolas. Ao todo são eleitos 40 (quarenta) deputados estudantes. As escolas sorteadas são então visitadas por uma equipe da Escola do Legislativo, com o intuito de orientar alunos e professores sobre o Parlamento Jovem.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / (49) 8837-7422
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrsaomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste