Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos da EEB Yvonne...

Alunos da EEB Yvonne Olinger Appel, de Brusque, são destaque na Feira Nacional de Matemática

A Escola de Educação Básica Yvonne Olinger Appel, de Brusque, recebeu na última semana o Prêmio Destaque da 3ª Feira Nacional de Matemática, realizada em Salvador, Bahia. A escola, que pertence à rede estadual da Gerência de Educação, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, foi premiada com o trabalho “A razão Áurea e os padrões matemáticos”.

A unidade de ensino foi representada pelos alunos do ensino médio Augusto Paulino Lepeck e Leonardo Junior de Oliveira, com orientação do professor Marlon Jeske, que assim como outras escolas do Estado foram destaque, ou receberam menção honrosa pela participação.

Esta foi a primeira vez que Brusque foi representada na Feira com premiação. Além da EEB Yvonne Olinger Appel, foram premiadas também as escolas Cultura (rede particular de ensino de Brusque) e a Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt (da rede municipal, de Guabiruba).

Para o gerente de Educação da SDR de Brusque, Rodrigo Cesari, a conquista é o reflexo do trabalho em equipe e qualificado que tem sido feito nas unidades de ensino estaduais da região. “Parabenizo os alunos, professores e a equipe da Gerência de Educação que se empenharam ao máximo para essa grande conquista. É muito gratificante poder ter esse reconhecimento, que nos mostra a qualidade da educação pública. Essa conquista também é só um pouco do muito que podemos fazer se nos empenharmos e unirmos em prol da nossa Educação”, declarou.

Saiba mais

Durante o trabalho “A razão Áurea e os padrões matemáticos” foi verificado que o número de ouro, conhecido como número de Deus, número da perfeição ou número de ϕ (pronuncia-se phi – representado por ϕ, equivale a 1,618…) pode ser encontrado em construções de civilizações antigas, como nas pirâmides de Gizé e o Partenon Grego, com o intuito de obter harmonia e beleza. Também foi mostrado como aproximações do número de ouro aparecem fora do ramo das Exatas, como é observado na perfeição das obras de Leonardo Da Vinci.

Além disso, a pesquisa mostra que a proporção áurea também pode ser encontrada na natureza desde plantas e animais até galáxias, e ainda a relação entre o número ouro e o da sequência Fibonacci, enfocado o problema dos coelhos, do matemático italiano Leonardo de Pisa.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque}{text}{/article}