Alunos da Escola Professora Jurema Savi Milanez, de Quilombo, celebram a Semana Farroupilha
A cultura gaúcha está presente na maioria das famílias da região, seja no linguajar, no hábito de tomar chimarrão, entre outras características. Com isso, a equipe pedagógica da Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez, de Quilombo, celebrou na sexta-feira, 18, o dia do gaúcho, proporcionando mais conhecimento aos alunos sobre a Semana Farroupilha, além de demonstrações da parte campeira e artística.
Na ocasião, o aluno do Ensino Médio Inovador Marcelo Faccio, explicou o que é a invernada campeira e a encilha. Também declamou uma poesia de Jayme Caetano Braun (poeta gaúcho). Já o professor de danças tradicionais gaúchas Joelson Moreira, explicou sobre a origem da Semana Farroupilha e, junto com os grupos juvenil e adulto do Grupo Tradicionalista Estância do Rincão, demonstrou danças tradicionais rio-grandenses, dando destaque para a chula, uma competição entre peões.
A professora orientadora de convivência do ensino médio inovador Claudia Nervo, conta que neste dia os estudantes puderam usar as roupas tradicionais gaúchas, como forma de estimulo. “Devemos preservar esta cultura, pois somos parte dela. Desta forma também a escola a mantém viva. Por meio destas atividades diferenciadas, fica evidente que o interesse e a motivação dos estudantes aumentam”.
{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text} {readmore}{/article}