Alunos da EEB Maria Solange Lopes de Borba vivenciam e reproduzem origem da escrita
Foto: Divulgação/EEB Maria Solange Lopes de Borba
Os primeiros registros escritos que o homem conhece datam por volta de 4000 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Neste primeiro bimestre letivo, os alunos do sexto ano da EEB Professora Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul, escola estadual da área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá, viajaram no tempo e conheceram na prática como a linguagem era utilizada.
As atividades aconteceram durante as aulas de História, disciplina ministrada pela professora Aline Elias Gomes, que trabalhou com os alunos a civilização Mesopotâmica. “Dentre os povos que formaram essa civilização estão os sumérios, os primeiros a habitarem o território da Mesopotâmia e também conhecidos por criar uma das primeiras formas de escrita no mundo, a escrita cuneiforme”, explica.
Nas aulas, a professora explicou que a escrita era utilizada para documentar a quantidade de posses, transações comerciais, os fatos relativos à vida no planeta Terra e os eventos do cotidiano. Ela era feita em blocos de argila, utilizando cunhas para cavar na argila e depois os blocos eram levados ao sol para secar.
Assim, inspirados no povo sumério, os alunos de duas turmas de 6º ano receberam um alfabeto cuneiforme e argila para realizar a construção de um registro nessa escrita. Cada aluno escreveu palavras que representavam algo importante em sua vida, entre elas pai, mãe, amor, seus nomes, família, amizade.
A professora concluiu que durante a atividade, os estudantes amassaram a argila até obter a tabuleta, colocando em prática o conteúdo estudado. “Eles se mostraram muito empolgados, todos desempenhando a atividade com muito carinho e dedicação”.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua