Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Alunos da APAE de...

Alunos da APAE de São Joaquim recebem micro-ônibus adaptado

Os 79 alunos atendidos pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Joaquim, na Serra Catarinense, contarão com serviço de transporte em um moderno micro-ônibus adaptado. O veículo, no valor total de R$ 233 mil, sendo R$ 149 mil repassados pelo Governo do Estado, foi entregue nesta quarta-feira, 16, durante solenidade em frente à Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim.

O transporte dos alunos, que até então era realizado em duas kombis, demandava pelo menos quatro viagens para levá-los, e outras quatro para buscá-los em suas casas diariamente. Com o novo veículo, adaptado às necessidades especiais, as viagens serão reduzidas pela metade, agilizando o transporte e oferecendo maior conforto aos alunos. “Boa parte dos nossos educandos possuem alguma dificuldade motora e usam cadeiras de rodas para se locomover. Este ônibus vai garantir um deslocamento acessível e seguro, propiciando mais autonomia, autoestima e bem-estar”, afirmou Luciane.

Para a secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, o micro-ônibus também será um instrumento de inclusão social. “A acessibilidade ocupa papel importante na promoção da igualdade social e é um direito de todos os cidadãos. Temos de materializar este direito”, destacou a secretária Regional, Solange Pagani.

A presidente da instituição, Marilda dos Santos Rodrigues, agradeceu a todos os envolvidos no projeto pela aquisição do novo veículo. Uma homenagem especial foi realizada em memória ao vereador Nazaredo Domiciano da Rosa, um dos apoiadores da ação. “Esta conquista contou com apoio e solidariedade de muitas pessoas. A família Apaeana agradece a todos os envolvidos”, destacou.

Com o intuito de incluir socialmente a pessoa com deficiência intelectual ou múltipla e promover o seu desenvolvimento integral, a APAE de São Joaquim atua na prevenção, educação, defesa dos diretos, acessibilidade, promoção da saúde e qualificação para o trabalho de seus educandos.  Neste sentido, oferece programas de estimulação precoce para crianças de zero a 3 anos; reabilitação (SAESP) para alunos inclusos no ensino regular; oficina pedagógica terapêutica; serviço pedagógico específico (4 a 14 anos) e ocupacionais (17 a 80 anos), além de acompanhamento médico e psicológico.

{article Nina Velho – SDR São Joaquim}{text}{/article}