Alunos comemoram um ano da rádio “A Voz do Mazzola” em escola de Nova Trento

Alunos e professores da Escola de Ensino Básico Francisco Mazzola, em Nova Trento, comemoraram um ano de funcionamento da rádio “A Voz do Mazzola”. O meio de comunicação, que começou a funcionar nos intervalos da unidade de ensino há um ano, virou rotina e integra alunos e professores no ambiente escolar, por meio de momentos de lazer, informação e até aprendizado entre alunos e professores.
O professor de informática Giovani Coelho explica que a rádio funciona uma vez por semana, às sextas feiras, geralmente durante 15 minutos, nos intervalos. Os alunos do contraturno das turmas do 8º ano, e do 2º e 4º ano do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional – Turismo e Hospitalidade são os responsáveis pela programação. “Eles é quem fazem as vinhetas da rádio, selecionam e leem as informações, fazem a seleção de músicas, charadas, e até entrevistas com pessoas de dentro e de fora da escola”, comenta.
Para o professor, um dos destaques da rádio é a interação dos próprios professores, que utilizam a rádio como uma ferramenta de aprendizagem. “Por exemplo, a disciplina de Inglês utilizou a rádio para um trabalho entre os alunos, como tradução das letras de músicas e entrevistas, o que foi muito bacana. Vamos dar continuidade a esse projeto e acredito que com o tempo as outras escolas da regional também vão perceber a importância e quem sabem desenvolveram outras rádios semelhantes”, completa.
O aluno Higor Davi Machi, 16, anos, estudante do 2º ano do ensino médio regular já participou do projeto e avalia que a rádio contribuiu para o aprendizado. “É muito bom e todo mundo gosta. Quando participei, ficava mais na parte técnica, o que me fez gostar da área e me interessar a participar do Aluno Integrado a partir de agora”, declara. Para participar do projeto, os alunos também precisam ter notas acima da média, bem como disponibilidade para se dedicar no contraturno escolar.
“Foi muito bom voltar à escola e perceber que esse projeto está sendo utilizado de forma correta, em especial para fins pedagógicos, pois é mais uma ferramenta que ajuda no processo educacional. Parabéns aos alunos e professores por acreditarem na ‘Voz do Mazzola’”, avaliou o gerente de Educação da SDR Brusque, Rodrigo Cesari.
Saiba mais sobre o projeto
A “A Voz do Mazzola” foi inaugurada no dia 29 de abril para marcar o aniversário da escola. A iniciativa surgiu em 2012, como promessa de campanha de alguns alunos durante as eleições do Grêmio Estudantil. Mas, o projeto da rádio ganhou força em 2014, com o auxilio do professor de informática na época, Naury Weber. Assim, com o projeto consolidado, a escola organizou um grande evento para a arrecadação de recursos financeiros que permitissem a aquisição dos aparelhos para as transmissões e, em pouco tempo microfones, mesa de som, amplificadores, caixas acústicas, entre outros, foram adquiridos e instalados na unidade de ensino.
{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}