Aluno da EEB Francisco de Araújo Brusque ganha medalha de bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática
O aluno Victor Mateus Severo Ferreira, do sétimo ano da Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque, que pertence à regional de Brusque, foi premiado com Medalha de Bronze na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado foi divulgado na semana passada.
O aluno esteve entre os destaques de Santa Catarina na premiação, onde o Estado conquistou, na tabela de classificação geral, 38 medalhistas de ouro (contra 22 no ano passado), ficando atrás somente de Minas Gerais (151), São Paulo (68), Rio de Janeiro (50) e Rio Grande do Sul (45). Os 6.501 medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) que será realizado ao longo de 2016. Os prêmios serão entregues em 2016, em datas que serão divulgadas oportunamente pelo IMPA.
“É importante ressaltar que os alunos premiados se destacaram num universo de quase 18 mil de alunos. Parabéns ao aluno Victor pelo seu esforço, empenho e dedicação. Estamos muito felizes e orgulhosos dessa conquista”, declarou Suzete Schlindwein, orientadora pedagógica da unidade de ensino.
“É um orgulho para a Gerência ver o desempenho de um aluno nosso, a nível nacional. Parabenizamos a escola e os professores pelo trabalho desenvolvido, o que mostra que as escolas públicas têm se empenhado para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Além disso, mostra o grande trabalho que o Governo do Estado desenvolve em relação ao incentivo dos alunos em participarem de eventos assim”, declarou o gerente de Educação da SDR Brusque, Rodrigo Cesari.
Saiba mais
Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. Em 2015, a Olimpíada teve o maior número até então de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país). Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.
As provas
A prova da 1ª fase da OBMEP 2015 aconteceu no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação (aproximadamente 5% de cada escola) se classificaram para a 2ª fase. Cerca de 900 mil alunos foram selecionados para a prova da etapa decisiva, no dia 12 de setembro. A prova da 2ª fase da OBMEP foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado.
A correção foi realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionados pelo Comitê de Provas da OBMEP.
{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}