Aluna de escola estadual de Joinville irá competir nos Jogos Paralímpicos
“A olimpíada é um sonho de todo atleta e eu posso conquistar esse sonho aos 16 anos”. A declaração é da Tamiris Hintz, estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Medeiros, no bairro Adhemar Garcia, em Joinville. É dela o título de Campeã Brasileira no Paratriathlon, em 2015. Ela vai competir na modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, de 7 a 18 de setembro.
Amante do esporte, tem se superado nos 750 metros de natação, mais 20 quilômetros de ciclismo e em outros cinco de corrida. A rotina está dividida entre as aulas no terceiro ano do ensino médio e os treinos diários. Em sala, ela prefere se dedicar as aulas de história e diz gostar de português, com preferência para obras literárias sobre atletas. As melhores notas são em matemática. Pelos colegas é reconhecida pela dedicação e eles gostam de ouvir as histórias dos locais onde passou.
Estudos à parte, a vida de esportista começou cedo. Diagnosticada com má formação congênita da mão direita, aos quatro anos competia na modalidade de natação – em âmbito estadual e nacional. Um sobressalto no final de 2014 mudou os rumos no esporte. Com apoio do técnico Ivan Razeira migrou para o triathlon. Um novo desafio em sua carreira e de onde vieram os títulos mais importantes.
É considerada uma das principais atletas do Brasil. Neste ano, na sua modalidade, Tamiris Hintz participou do Pan-americano, nos Estados Unidos. Obteve a quinta melhor marca. Na África do Sul, disputou a primeira etapa do mundial de paratriathlon, levou o quarto lugar. Atualmente é a primeira colocada no ranking brasileiro. “Estou bem próxima de concretizar o sonho de estar nas olimpíadas”, celebra. Sobre os estudos, ela diz: “É complicado conciliar principalmente no último ano, que tem vestibular e Enem. Mas tenho o apoio e compreensão da escola, ajuda dos colegas de sala e de professores que sempre me dão exercícios de reposição”.
Para manter o físico em condições de competir, a rotina inclui uma hora dedicada à corrida, outra para de natação e depois duas de bicicleta. O treino diário é finalizado com exercícios de fortalecimento dos músculos. Além da parceria com o técnico, é acompanhada por nutricionista e psicóloga. Patrocinados e apoiadores são bem vindos.
Histórico de competições
É dela o título de Campeã Brasileira no Paratriathlon, em 2015. As três etapas disputadas naquele ano em João Pessoa (PB), Caraguatatuba (SP) e Ilhéus (BA) deram a Tamiris a maior pontuação. Depois foi para o Pan-americano, no México, trouxe para casa o troféu de bronze.
No mesmo ano, participou do evento teste das paraolimpíadas, no Rio de Janeiro, e obteve a sexta colocação. O evento foi considerado uma etapa do mundial da modalidade, com final realizada em Chicago (EUA). Tamiris ficou com a 11ª colocação, obtendo assim uma importante pontuação para o ranking classificatório para Jogos Paralímpicos Rio 2016.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text} {readmore}{/article}