Aluna da Udesc Lages se inspira em projeto sobre geração de energia para dissertação de mestrado
A estudante Daniela Letícia Nones do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se inspirou em um projeto próprio para elaborar o trabalho de conclusão do Mestrado em Engenharia Florestal. Ela defendeu a dissertação na última quarta-feira, 30.
Foto: Udesc / Divulgação
Intitulado “Cadeia produtiva de compactados de biomassa residual para geração de energia em Santa Catarina”, o trabalho tem base em um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que recebeu R$ 79.707.
Daniela pesquisou e acompanhou a geração de energia no Estado por meio da transformação da biomassa moída, em blocos compactos e prontos para a queima em fornos, caldeiras, lareiras e fogões. O foco da pesquisa está nos chamados briquetes e péletes, que são espécies de lenha comprimida em cilindros, geralmente produzida a partir de serragem ou serradura de madeira refinada e seca.
O projeto que virou tema de dissertação é coordenado pela professora Martha Andreia Brand, orientadora de Daniela, e será concluído em dezembro.
Uso dos briquetes e péletes
Os objetivos dessas tecnologias de compactação de biomassa são o aumento da concentração energética, a uniformidade de tamanho e formato dos produtos, a facilidade de armazenamento, a segurança contra incêndios e a agregação de valor à biomassa residual.
De acordo com a estudante, foi preciso muita dedicação e horas de trabalho, visitando quem usa e quem produz essas tecnologias para avaliar de que forma ela está sendo aproveitada em Santa Catarina.
“Se cada estado estudasse esse tipo de cadeia, tudo ficaria mais fácil. Há empresas que gastam até dez toneladas de péletes com custo baixo”, afirma Daniela.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130