Alta Classificação: 90% de um lote de bovinos abatidos no Programa Novilho Precoce obtém excelente qualificação
No mês de setembro de 2023, um lote de 59 bovinos de um produtor rural cadastrado no Programa Novilho Precoce da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi abatido em um abatedouro frigorífico cadastrado e obteve a classificação de 90%, gerando um incentivo financeiro de 7 mil reais adicional ao valor pago pelo kg da carcaça.
Este incremento reflete diretamente na qualidade da carne ofertada ao consumidor com a sua disposição carnes mais suculentas, macias e saborosas. Além disso, o frigorífico também ganha, já que fica com este mesmo valor de crédito presumido para ser utilizado na compra de carne in natura, resfriada ou congelada e agrega ainda mais valor ao produto final comercializado.
O Programa Novilho Precoce, é uma iniciativa pública criada em 1993 para estimular o trabalho de melhoramento do rebanho bovino catarinense, por meio da comercialização de novilhos superprecoces (idade até 20 meses) e novilhos precoces (até 30 meses) no estado de Santa Catarina, que atendam aos parâmetros de tipificação de carcaças: sexo, maturidade, conformação, acabamento e peso, proporcionando um pagamento diferenciado aos produtores e crédito presumido ao abatedouro frigorífico.
Flávia Klein, coordenadora Estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes e do Programa Novilho Precoce na Cidasc, diz que o Programa incentiva a produção de carne de qualidade, vinda de animais jovens e bem terminados, através do pagamento diferenciado aos produtores:
SONORA
Mais informações você encontra no site estado.sc.gov.br/noticias