Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alesc concede título de...

Alesc concede título de cidadão catarinense para Heronaldo de Sousa, reitor da Udesc de 2012 a 2016

O professor Antonio Heronaldo de Sousa, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre 2012 e 2016, recebeu o título de cidadão catarinense na noite de terça-feira, 2, em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. 

A cerimônia foi prestigiada por familiares do docente, além de acadêmicos, servidores, diretores e gestores da Udesc, dos reitores Marcus Tomasi (2016-2020), Sebastião Lopes Melo (2008-2012), José Carlos Cechinel (2002-2004) e Rogério Braz da Silva (1990-1994) e do vice-reitor Leandro Zvirtes (2016-2020). 

Além de Sousa, Tomasi e do deputado estadual Leonel Pavan, autor do projeto de lei, a mesa de autoridades contou com o presidente da Alesc, Gelson Merisio; o diretor-presidente do Badesc, José Caramori; o representante dos técnicos, Maurílio Souza Filho; o representante dos alunos, André Vechi; e o presidente do Movimento Voluntário Universidade Pública e Gratuita (Movup), Helvion Ribeiro.

O reitor da Udesc entre 2012 e 2016 agradeceu à Alesc pela entrega do título e à presença de todos na sessão.

Há quase 25 anos em SC

Natural de Sousa (PB), o docente chegou a SC em 1992, quando ingressou como professor efetivo no curso de Engenharia Elétrica da universidade, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. “Estou às vésperas de completar 50 anos de vida, metade dos quais bem vividos aqui em Santa Catarina. Foi aqui que meus dois filhos nasceram e hoje são alunos da nossa Udesc.”

“Quando fui reitor, conheci muito do Estado, principalmente da sua gente trabalhadora, que luta diariamente pelo desenvolvimento catarinense e nacional”, enalteceu. 

Sousa também ressaltou o apoio da Alesc a todos os projetos da Udesc durante sua passagem pela Reitoria e o papel de Maldaner e Pavan na política de repasse de recursos à universidade quando governaram o Estado. “A cada mês, essa política persiste e gera frutos para a educação”, afirmou.

No fim do discurso, dedicou, emocionado, o título de cidadão catarinense aos pais, à esposa e aos filhos: “Minha família me ensinou as duas melhores coisas da vida: a coragem para enfrentar os desafios e a capacidade de amar”.

O deputado Leonel Pavan salientou os serviços prestados pelo professor a Santa Catarina. “Fico feliz de conceder título a um professor, persistente, trabalhador e leal, que já contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso Estado”.

Currículo de realizações

Antonio Heronaldo de Sousa é graduado em Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Exerceu vários cargos administrativos na Udesc, como coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de ensino, vice-reitor e reitor.

No período em que foi vice-reitor e reitor da instituição, Heron, como é chamado entre os colegas, obteve resultados expressivos para a universidade, tais como a criação de um novo centro de ensino, em Balneário Camboriú, e de novos cursos de graduação e pós-graduação; e a valorização da educação a distância, com a adesão da Udesc à Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Também se destacam a implantação do Programa de Ações Afirmativas e de programas de auxílio para permanência estudantil; a adesão da Udesc ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a criação do programa PAP Externo; e a construção de novos prédios de ensino em Chapecó, Lages e Laguna e de restaurantes universitários em Florianópolis e Joinville.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010    

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support