Governo do Estado homenageia patrono-fundador do Bolshoi em Santa Catarina
O secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, entrega a Medalha do Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira ao coreógrafo russo Vladimir Vasiliev pela sua contribuição na instalação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville e a única filial do renomado balé fora da Rússia. A entrega ocorrerá nesta sexta-feira, 1º de dezembro, às 10h30, na sede da Escola em Joinville.
“A Medalha é uma homenagem pela contribuição que o coreógrafo Vladimir Vasiliev deu à cena cultural do nosso estado. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil nos orgulha muito não só pelo alto nível do trabalho que é realizado, descobrindo e lapidando talentos, mas por todo o projeto social que acompanha este trabalho”, comentou o governador Raimundo Colombo.
Criada pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais em 2015, a Medalha do Mérito Governador Luiz Henrique da Silveira é destinada a pessoas e instituições que deram contribuições de valor para as relações internacionais de Santa Catarina. “Vasiliev é considerado um dos patronos fundadores da Escola do Teatro Bolshoi, um dos cases de maior sucesso em relações internacionais do Governo do Estado”, lembrou o secretário Virmond. “Nada mais justo do que homenageá-lo com uma medalha com o nome do ex-governador Luiz Henrique da Silveira que liderou, do lado catarinense, a conquista do Bolshoi para Santa Catarina”, disse.
Para o presidente da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil essa honraria endossa o trabalho da Escola Bolshoi e desse grande artista, na construção da Cultura no Estado e no país. “Vladimir Vasiliev junto com Luiz Henrique deixaram um legado cultural imensurável para o nosso país e um presente para nossas crianças brasileiras, que por meio da Escola Bolshoi, mudaram suas histórias, e além de uma profissão, conquistaram um aprendizado para toda a vida. E isso se deve a esses dois grandes incentivadores da arte”, comenta Valdir Steglich.
Currículo
Vladimir Vasiliev tem fama internacional como “Deus da Dança” e “Dançarino do Século”. Sua contribuição para o desenvolvimento da dança masculina no século 20 é considerada de valor inestimável. Após se formar pela Escola do Balé Bolshoi em 1958 juntou-se ao Balé Bolshoi e em breve virou a estrela. Após deixar o palco do Bolshoi em 1988 foi ativo como artista convidado em muitas companhias de balé expressivas. Durante quase 30 anos de sua carreira de 50 anos dançou para e com o Teatro Bolshoi.
Além de dançarino de balé, ao longo da carreira trabalhou como coreógrafo, diretor e professor. Entre 1986-1995 foi professor e chefe do Departamento Coreográfico do Instituto de Arte Teatral do Departamento de Estado. Vasiliev também foi diretor geral do Teatro Bolshoi. Como diretor geral, foi dele a palavra final para fundar uma escola do Balé Bolshoi no Brasil em 2000. Desde sua aposentadoria do Bolshoi em 2000 continuou sua atividade artística com coreógrafo visitante.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / 99952-4504