Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Agricultura repassa implementos e...

Agricultura repassa implementos e maquinários para todos os municípios de SC

Todos os 295 municípios catarinenses terminaram o ano de 2013 com, pelo menos, um implemento ou maquinário agrícola cedido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pesca. A entrega destes equipamentos integra o conjunto de ações para auxiliar os municípios na melhoria da sua agricultura familiar e o agronegócio. A iniciativa entregou 943implementos ou maquinários para prefeituras e associações de agricultores, além de estar prevista a entrega de 3.282 estacas e 3296 boias marinhas até o fim de fevereiro, num investimento de R$ 31.128.766,86 em recursos próprios, do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) ou em parcerias com o Governo Federal.

Foto: Ney Bueno/Agricultura

O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salienta que a distribuição beneficiou cerca de 1 milhão de pessoas residentes no meio rural e mais de 193 mil de propriedades da agricultura familiar. Em 2014, o atendimento prioritário continuará com a entrega de outros implementos e maquinários. “Pela primeira vez na história catarinense, 100% dos municípios foram contemplados com algum tipo de equipamento agrícola. Em três anos do mandato do governador Raimundo Colombo, a Secretaria da Agricultura e da Pesca aplicou mais de R$ 300 milhões no setor, entre entrega de equipamentos, financiamentos e demais programas da pasta”, lembra.

Rodrigues destacou o ano positivo para a agricultura catarinense e ressaltou a importância dos equipamentos para os municípios. “É fundamental dar esse suporte para os municípios criarem a infraestrutura necessária para melhorar o segmento da agricultura familiar, mas sempre com foco na sustentabilidade”, afirma. O secretário explica que apesar de Santa Catarina ter 1,13% do território nacional, é o quinto produtor de alimentos e que os equipamentos foram cedidos às prefeituras e entidades ligadas à agricultura e pesca nos municípios, via termo de cessão de uso, para fomentar a agricultura. Entre os implementos agrícolas estão ensiladeiras, carretas agrícolas, distribuidores de calcário e de adubo, balanças bovinas, grades niveladoras e aradoras, entre outros. Entre os maquinários estão retroescavadeiras, pá carregadeira de esteira e tratores.

Para ressaltar a importância destes investimentos, o secretário lembra que Santa Catarina é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos. No mercado doméstico, lidera a produção de cebola, maçã, suínos, pescados, ostras e mexilhões e é o segundo produtor de frango, arroz, fumo, além de ser o quarto produtor de banana e trigo. Um diferencial é a estrutura fundiária baseada na agricultura familiar. Nove entre dez propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}