Plantio direto em Witmarsum garante a produção de fumo e milho
Após 52 dias de intensas chuvas, a gerente de Agricultura da 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, juntamente com o agrônomo Pedro Paulo Chiminello, da Epagri de Witmarsum, visitaram nesta segunda-feira, 9, duas propriedades rurais do município para observar a situação das lavouras.
Na propriedade de João Eli, em Vila Nova, observaram uma lavoura de fumo plantada sobre a palhada da aveia. Apesar de todos os temporais, a lavoura se desenvolveu, o que demonstra a importância do plantio direto para a conservação do solo e a redução do assoreamento dos rios, reduzindo as enchentes.
O mesmo aconteceu com a lavoura de milho plantado sobre a palhada de aveia. A lavoura está ótima, apesar das chuvas. Agora, onde o milho foi plantado na terra lavrada, a erosão provocou grandes perdas de solo e o desenvolvimento da cultura não é satisfatório.
Na Serra Cambará, a conversa de Edna e Pedro Paulo foi com o agricultor Odair Warmeling, que está cultivando 6 hectares de milho no sistema de plantio direto. Odair é muito sincero em dizer que onde tem o plantio direto a água vai limpa para os rios, enquanto o solo fica todo na lavoura.
Odair também participa do Projeto de Agroturismo Acolhida na Colônia e está com um pomar de uvas, com 5 mil pés, em pleno desenvolvimento, com a colheita prevista para o segundo bimestre de dezembro deste ano, quando recebe visitantes que podem colher por conta própria a uva para consumo. No ano passado, ele chegou a receber 400 pessoas num fim de semana.
Importância do plantio direto
Tanto Odair, como também o seu João Eli, são unânimes em afirmar que o plantio direto é a solução para o fim da erosão nas lavouras. O filho do seu João, cultiva 35 mil pés de fumo, tudo no plantio direto, como diz ele. Toda a família dele, 5 filhos, trabalham na lavoura.
Para o agrônomo Pedro Paulo, a constatação após estas chuvas durante quase dois meses é de que, quem plantou no sistema de plantio direto, vai colher mais produção, seja lavoura de fumo ou mesmo outras culturas como é o caso do milho.
Por isso, a gerente de Agricultura Edna Gesser reforça a importância desta tecnologia não apenas para Witmarsum mas para todo o Alto Vale, como forma de preservar o solo, aumentar a produção e reduzir o assoreamento dos rios, que a cada ano ficam mais rasos em função da erosão dos solos.
Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin
Fone (47) 3357-8908
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br