Agricultores do Vale do Contestado conhecem experiências de turismo rural em Urubici e Joinville
De 3 a 5 de agosto, agricultores familiares de municípios catarinenses da região Vale do Contestado visitarão experiências de turismo rural em Urubici e Joinville. O grupo reúne cerca de 35 pessoas de Concórdia, Seara, Itá, Alto Bela Vista, Peritiba, Piratuba e Ipira, que já participaram da capacitação em Turismo Rural na Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), no âmbito do Programa SC Rural.
A programação começa nesta quarta-feira, 3, com visitas ao Sítio Arroio da Serra, Pousada Beckhauser e Café e Pousada Lenha no Fogo, que trabalham com turismo rural. Em cada parada, a família responsável pelo empreendimento fará uma apresentação do negócio e poderá compartilhar com o grupo detalhes da experiência.
“O objetivo com as visitas técnicas é oportunizar aos agricultores observar a prática dos conhecimentos teóricos. É importante mostrar in loco como funciona a gestão do turismo rural, as inovações necessárias e as dificuldades superadas para que a iniciativa prosperasse”, destaca o analista de turismo da SOL, Edgar Tramontin.
Na quinta-feira, 4, pela manhã, em Florianópolis, os agricultores serão recepcionados na SOL e participam de um seminário sobre roteirização, formatação de produtos coloniais e legislação. Esta parte da capacitação envolve também a Epagri, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Fatma, além da SOL. À tarde, o grupo viaja a Joinville, onde conhecerá experiências de turismo rural na Estrada Bonita, distrito de Pirabeiraba, às margens da BR-101.
A visitação segue na sexta-feira, 5, de manhã, nas propriedades Recanto das Arrozeiras, na Rodovia do Arroz (SC-413) e Rancho Alegre, na Vila Nova.
Mais informações para a imprensa:
Carla Coloniese – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br