Agricultores de Quilombo participam de palestra sobre brucelose e tuberculose bovina
Na tarde da quarta-feira, 26, agricultores do município de Quilombo participaram de uma palestra sobre a brucelose e a tuberculose bovina, ministrada pelo médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) Milton Kasper. Também abordou as doenças como problemas de saúde pública, destacando o cuidado nos animais para a boa saúde do ser humano.
Apresentando dados da realidade local, Milton enfatizou que a brucelose e a tuberculose são doenças que estão crescendo muito nos últimos anos, não têm cura, mas têm controle. Também destacou o serviço da Cidasc em Santa Catarina, salientando que o Estado é melhor na questão sanitária animal em todos o país.
A brucelose é comum tanto no gado de corte, como de leite. Já a tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite, pois o contágio pode ser pelo ar, urina e fezes. É obrigatória a vacinação de bezerras com idade entre três e oito meses contra brucelose, e o sacrifício de animais contaminados para qualquer uma das duas doenças. Também a apresentação de atestado negativo ao transportar animais destinados à reprodução para fora do estado ou para ingressar em feiras e exposições. Exigir o exame tanto da brucelose, como de tuberculose, antes de adquirir um animal.
{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}