Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Agosto laranja: Escola de...

Agosto laranja: Escola de Timbó promove debate sobre deficiências

Atividades desenvolvidas durante o Agosto Laranja na EEB Júlio Scheidemantel – Foto: EEB Júlio Scheidemantel/Divulgação/Educa SC

O mês de agosto é voltado à conscientização e prevenção às deficiências. E para conhecer um pouco mais sobre o assunto, a escola Júlio Scheidemantel, de Timbó, promoveu durante todo o mês, atividades que envolveram alunos, pais, professores e comunidade.

Para trabalhar o tema com os estudantes, professores, equipe pedagógica, atendentes de educação especial e coordenação, desenvolveram um planejamento com atividades, envolvendo diversas disciplinas: Ciências da natureza; Ciências humanas; Linguagens e Matemática.

Os professores realizaram trabalhos de pesquisa com os alunos sobre deficiências, transtornos e síndromes e os avanços científicos no diagnóstico – buscando referências em cientistas como Stephen Hawking e Einstein.

Os estudantes pesquisaram também sobre felicidade, aceitação, respeito às diferenças, inclusão e como a sociedade tem trabalhado com isso, além de um mapeamento estatístico na escola e na comunidade.

De acordo com o assessor de direção da escola, Eduardo Kannenberg, a escola buscou falar sobre prevenção no sentido de se obter o conhecimento.

Dentre as atividades desenvolvidas durante o mês laranja, destaque para as rodas de conversa, que contaram com a participação do ex-aluno Brian Kevin Correia, que é cadeirante e falou sobre sua deficiência (mielomeningocele), sobre empatia e as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.

A escola recebeu ainda a escritora Adineia Albigaus, autora do livro Enzo nasceu Dowlindo, de gênero infantil, que traz uma linguagem lúdica e compreensiva sobre a Síndrome de Down. Por meio de contação de histórias, crianças e adolescentes puderam aprender um pouco mais sobre as diferenças.

“Na escola, falamos mais sobre empatia, alteridade e, nesse sentido, houve uma mobilização muito significativa. Alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar participou com assiduidade, o que gerou momentos marcantes de entendimento e aceitação de que somos todos iguais. Celebramos um pouco de amor à humanidade de todos nós”, conclui Eduardo.

Mais informações
Fernanda Kleinebing
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
(49) 9 9948-9279

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support