Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Agosto Dourado: com 700...

Agosto Dourado: com 700 atendimentos mensais, Banco de Leite da Maternidade Carmela Dutra é referência na Grande Florianópolis

Foto: Divulgação / SES

A Maternidade Carmela Dutra (MCD), unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destaca-se com o maior Banco de Leite Humano (BLH) e Lactário da Grande Florianópolis. A Central de Informações de Aleitamento Materno (CIAM), como também é conhecida, realiza cerca de 700 atendimentos mensais, entre atendimento de apoio ao aleitamento, visitas nos leitos e domiciliares, oferecendo suporte às famílias. Possui 60 mães doadoras cadastradas, que fornecem leite para até 80 recém-nascidos.

O Banco de Leite da MCD foi criado com o propósito de apoiar a amamentação. “Aqui, promovemos a amamentação, ensinando, orientando e apoiando mulheres em cada etapa, tanto para que aprendam a amamentar seus filhos quanto para que se tornem doadoras para bebês que não podem ser amamentados diretamente e para aqueles que ainda estão internados”, explica Cecilia Melo, coordenadora do Banco de Leite Humano da MCD.

O serviço também desenvolve ações de incentivo à amamentação constantemente para atender os pacientes dos 17 leitos da UTI neonatal da maternidade. Para essa demanda, são necessários cerca de 4 litros de leite diariamente, o que equivale a 28 litros por semana e 112 litros por mês.

Cecília Melo, coordenadora do BLH, explica que todo o leite fornecido de doação precisa passar por um processo de pasteurização antes de ser distribuído aos recém-nascidos.

“É um processo bastante exigente para conseguirmos entregar o leite com segurança alimentar. O leite é destinado, prioritariamente, a recém-nascidos prematuros, de baixo peso e com intercorrências em UTI neonatal. No entanto, o alimento também é disponibilizado aos demais bebês internados na maternidade que, eventualmente, precisem receber algum tipo de complementação”, explica a coordenadora..

Doação

Mulheres saudáveis que amamentam e produzem excedente de leite podem contribuir entrando em contato pelo WhatsApp do Banco de Leite da Maternidade Carmela Dutra no número (48) 3664-3920, onde as equipes organizarão a primeira visita domiciliar.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support