Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Agosto Branco: Saúde reforça...

Agosto Branco: Saúde reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão

Santa Catarina é o sexto estado do país em casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Referência no tratamento de neoplasias torácicas, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado, realizou mais de 80 cirurgias de câncer de pulmão de janeiro a julho de 2024.

O Agosto Branco chama a atenção para o diagnóstico precoce e conscientização da doença.

Segundo o diretor-geral do CEPON e cirurgião torácico, Dr. Marcelo Zanchet, o grande problema da sociedade mundial é detectar precocemente o problema:

SONORA

O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por neoplasias em todo o mundo. Apesar de ser um tipo frequente de tumor e de causar muitas mortes, essa é uma doença que poderia ser minimamente evitável.

O Agosto Branco, que chama a atenção para o diagnóstico precoce e conscientização da doença, também destaca a importância de se evitar os principais responsáveis por esse quadro: o cigarro e a exposição passiva ao tabaco.

No Brasil, de acordo com o INCA, são estimados para 2024, 32.560 novos casos de câncer de pulmão.

Na Região Sul, são observadas as taxas de incidência mais elevadas para homens e mulheres. Em homens, é a segunda neoplasia mais frequente na Região Sul (31,54 por 100 mil). Em Santa Catarina, estima-se 2.090 novos casos. Destes, 160 casos são esperados para Florianópolis.