Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Agesan irá definir um...

Agesan irá definir um novo cálculo para tarifa de água

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan) iniciou no final do ano passado a revisão tarifária das concessionárias para que posteriormente possa ser aplicada tarifa conforme caracterísitica do município.

Por ser um cenário novo às concessionárias, é fundamental que ocorra, neste primeiro momento, uma série de estudos, audiências e consultas públicas que vão adequar todos os processos vigentes – sejam eles operacionais técnicos ou financeiros – nas concessionárias, de forma a atender à Lei 11.445/07.

Para isto, na próxima quinta-feira, 29, às 13h30, na sede da Agesan, será apresentado a conclusão da primeira etapa do processo. No workshop de análise e definição do modelo tarifário será discutido a identificação dos diferentes modelos de regulação econômica para o setor de água e esgotamento sanitário, análise SWOT dos vários modelos regulatórios da Agesan e definição do período regulatório.  Todas as observações e sugestões serão anotadas e colocadas em análises pela equipe técnica da empresa contratada e Agesan, e se necessário as melhorias serão aplicadas a revisão.

São convidados representantes das prestadoras de serviços conveniados à Agesan, representantes estaduais e municipais, além de outros órgãos e entidades.

“A nova metodologia para a estrutura tarifária em elaboração na Agesan, deve atribuir uma remuneração para a base de ativos existentes das empresas, tal questão é fundamental para expansão do setor e para universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário”, diz Silvio César dos Santos Rosa, diretor de regulação e fiscalização da Agesan.

A expectativa é de que o novo marco tarifário deva ser o principal catalisador para os futuros reajustes anuais de tarifas e os mesmos passem a ter um caráter mais formal, em contraposição ao formato atual.

Como será feito a metodologia da revisão tarifária

Desde 2011 a Agesan, com a intenção de realizar a revisão tarifária das concessionárias prestadoras de serviços que são reguladas pela agência, iniciou um projeto para que esse estudo fosse realizado. Por meio de processo licitatório a Agesan contratou uma empresa de consultoria técnica, responsável pela elaboração da metodologia de revisão tarifária. Depois de concluído todo o processo licitatório, no dia 24 de novembro de 2014, foi  assinado o contrato com a empresa vencedora, Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda.

Durante oito meses a empresa executará seus serviços em quatro etapas: análise e definição de modelo tarifário, diagnóstico da situação atual, análise econômico-financeiro e modelo tarifário e por último a implementação e acompanhamento. Ao final de cada etapa de execução será entregue pela empresa um relatório a qual deverá ser aprovado pela equipe técnica da Agesan.

A metodologia de cálculo de uma tarifa deve buscar os princípios de eficiência, equidade, justiça, equilíbrio financeiro, simplicidade e estabilidade, sinalizando a direção do mínimo custo aos consumidores e provendo o uso racional dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Dessa forma, é necessário garantir tanto o equilíbrio econômico-financeiro da empresa para a prestação do serviço, por meio do nível tarifário adequado, como uma tarifa que possibilite a correta alocação dos custos ao usuário, por meio de uma estrutura tarifária justa.

Para elaborar o modelo tarifário a empresa realizará as quatro etapas do estudo nas concessionárias reguladas pela agência, que são elas:

– CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento.

– EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú.

– SEMASA – Serviço Municipal de Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura de Itajaí.

– SEMASA – Secretaria Municipal de Água e Saneamento de Lages.

– SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Papanduva.

– SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Treviso.

A etapa do diagnóstico fornecerá informação que serão importantes para caracterizar cada uma das concessionárias, observando os aspectos operacionais, econômicos e financeiros. 

Informações adicionais para a imprensa
Karin Walli 
Assessoria de Imprensa Agesan
Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de SC – Agesan
E-mail: karinwalli@agesan.sc.gov.br ou comunicacao@agesan.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4372
Site: www.agesan.sc.gov.br

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support