Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Agentes das vigilâncias epidemiológica...

Agentes das vigilâncias epidemiológica e sanitária da região de Itapiranga têm videoconferência sobre a Febre do Chikungunya

videoconferenia febre chikungunya 20140701 1225608624

A Gerência de Saúde da SDR Itapiranga participou, na tarde desta terça-feira, 1º, de uma videoconferência sobre a Febre do Chikungunya (CHIKV). Agentes das vigilâncias epidemiológica e sanitária dos cinco municípios da região e também de Mondaí, em um total de 14 pessoas, estiveram na sede da Secretaria para saber mais sobre esta doença transmitida pelos mosquitos do tipo Aedes.

Durante a reunião, foi falado sobre as características da doença, os sintomas e as ações recomendadas, caso ocorra o foco do mosquito ou a confirmação de algum caso de infecção.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que, até o momento, no Brasil só há registros de casos importados, e que no Estado ainda não houve nenhuma ocorrência. Durante a videoconferência foi informado que a doença foi trazida pelos militares, que atuaram no Haiti, após o terremoto de 2010.

De acordo com a nota de alerta sobre a Febre do Chikungunya, na fase aguda da doença, os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, artralgia (dores nas articulações), cefaleia (dores de cabeça) e mialgia (dores musculares). “O período médio de incubação da doença é de três a sete dias, podendo variar de 1 a 12 dias. Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica, incapacitante para algumas pessoas”, alerta a Secretaria de Estado da Saúde.

{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support