Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Agenda do ônibus lilás...

Agenda do ônibus lilás encerrou nesta sexta-feira em Laguna

A unidade móvel do Programa Mulher Viver Sem Violência encerrou sua visita aos municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna. O ônibus lilás passou pelos municípios de Imbituba, Imaruí, Garopaba, Pescaria Brava e Laguna.

A agenda na região se encerrou na tarde desta sexta-feira, 29, na comunidade do Ribeirão Pequeno, em Laguna com a participação da Rede de Combate ao Câncer, Polícias Militar e Civil, Sesc e alunos da EEB Gregório Manoel de Bem.

A coordenadora estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, acompanhou o encerramento e destacou a importância de todas as gerações se fizerem presentes. 

Segundo a gerente Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Simoni Barbosa de Andrade, a participação dos municípios na divulgação do programa é uma semente plantada para ampliação dos serviços de proteção às mulheres em situação de violência.

Por onde a unidade móvel passou foram ofertadas diversas ações exclusivas às mulheres como as ligadas a saúde com serviços de testes rápidos, glicemia e aferição de pressão arterial; orientações jurídicas, educacionais, atividades físicas e recreação para crianças.

Durante as visitas aconteceram palestras e rodas de conversa com a participação de médico, fisioterapeuta, assistentes sociais, psicólogo, nutricionista, advogado e das equipes técnicas dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social(Creas) dos municípios.

A Polícia Militar nos municípios de Laguna e Imbituba apresentou o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher desenvolvido pela instituição com apoio do poder judiciário, ministério público e polícia civil. O programa está estruturado em três eixos: ações de proteção, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica, e conta com o suporte de uma guarnição específica denominada de ‘’Patrulha Maria da Penha’’ para qualificar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Sobre o programa

O programa Mulher Viver sem Violência foi lançado em 2013, pelo governo federal para integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira.

O atendimento nos municípios foi realizado com a promoção de ações de caráter preventivo, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de direito, norteados no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as mulheres.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support