Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Agências de Desenvolvimento Regional...

Agências de Desenvolvimento Regional do Oeste se reúnem em Chapecó para tratar sobre a Rota do Milho

Para juntar forças na viabilização da Rota do Milho, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó promove reunião na próxima segunda-feira, 30, com as outras 11 ADRs da Região Oeste. O encontro será às14h30, na Sala de Reuniões da ADR Chapecó, irá reunir os secretários executivos, gerentes de Políticas Rurais e Urbanas e assessores de Comunicação, o representante do Sebrae/SC também irá participar.

A Rota do Milho, que está sendo articulada, é considerada uma nova alternativa para transporte de grãos, por meio da integração fronteiriça entre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina. O objetivo é unificar as informações para acompanhar de forma conjunta este processo que visa a importação principalmente de milho dos países vizinhos, para uso na alimentação de aves, suínos e gado leiteiro.

Segundo a secretária executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, as Agências de Desenvolvimento Regional têm um papel fundamental neste processo, que demonstra preocupação com a manutenção da matriz econômica regional, as agroindústrias. “Ao unificar os objetivos iremos contribuir na viabilização da Rota do Milho que irá gerar mais desenvolvimento para a nossa região e novas oportunidades para Estado”, afirma a secretária Astrit.

Desafios

A nova rota inicia no departamento de Itapúa (Paraguai), na cidade de Mayor Julio Otaño, passa por Misiones (Argentina), pela cidade de Eldorado com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Brasil no Estado, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.

Para ser efetivamente viabilizada, algumas ações de governo terão que ocorrer para vencer o desembaraço aduaneiro e instrumentalizar as aduanas com estrutura pessoal e física. A ponte de Peperi-Guaçu que liga Paraíso (Brasil) e San Pedro (Argentina), passou por testes de resistência e aguarda reconhecimento do governo Federal do Brasil como novo canal de ligação internacional.

A proposta tem o envolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento, executiva do Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM), conta com apoio  do Sebrae/SC e Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. 
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support