Agências de Desenvolvimento Regional do Oeste se reúnem em Chapecó para tratar sobre a Rota do Milho
Para juntar forças na viabilização da Rota do Milho, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó promove reunião na próxima segunda-feira, 30, com as outras 11 ADRs da Região Oeste. O encontro será às14h30, na Sala de Reuniões da ADR Chapecó, irá reunir os secretários executivos, gerentes de Políticas Rurais e Urbanas e assessores de Comunicação, o representante do Sebrae/SC também irá participar.
A Rota do Milho, que está sendo articulada, é considerada uma nova alternativa para transporte de grãos, por meio da integração fronteiriça entre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina. O objetivo é unificar as informações para acompanhar de forma conjunta este processo que visa a importação principalmente de milho dos países vizinhos, para uso na alimentação de aves, suínos e gado leiteiro.
Segundo a secretária executiva da ADR Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, as Agências de Desenvolvimento Regional têm um papel fundamental neste processo, que demonstra preocupação com a manutenção da matriz econômica regional, as agroindústrias. “Ao unificar os objetivos iremos contribuir na viabilização da Rota do Milho que irá gerar mais desenvolvimento para a nossa região e novas oportunidades para Estado”, afirma a secretária Astrit.
Desafios
A nova rota inicia no departamento de Itapúa (Paraguai), na cidade de Mayor Julio Otaño, passa por Misiones (Argentina), pela cidade de Eldorado com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Brasil no Estado, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.
Para ser efetivamente viabilizada, algumas ações de governo terão que ocorrer para vencer o desembaraço aduaneiro e instrumentalizar as aduanas com estrutura pessoal e física. A ponte de Peperi-Guaçu que liga Paraíso (Brasil) e San Pedro (Argentina), passou por testes de resistência e aguarda reconhecimento do governo Federal do Brasil como novo canal de ligação internacional.
A proposta tem o envolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento, executiva do Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM), conta com apoio do Sebrae/SC e Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}