Agência japonesa analisa o uso da aerofotogrametria do Estado
O planejamento de expansão urbano em áreas de risco será qualificado com a utilização do levantamento aerofotogramétrico de Santa Catarina. Os dados foram apresentados a consultores da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) nesta sexta-feira, 15. As informações serão utilizadas no Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos, realizado em parceria com o governo federal desde junho de 2013. Blumenau está entre as três cidades brasileiras onde serão testados instrumentos para reduzir os danos dos deslizamentos de terra e enchentes.
Foto: Rosália Dors Pessato/SPG
>>> Acesse a galeria de fotos para download
O consultor da JICA, Furukawa Takashi, explica: “Estamos na etapa de preparação do projeto, quando coletamos informações para elaborarmos o mapa de risco. Foi boa esta reunião para termos acesso a informações da topografia de Santa Catarina, importantes para o escopo do projeto”.
O levantamento aerofotogramétrico realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável tem o objetivo de conhecer com detalhe todo o território catarinense, sendo o principal instrumento para o planejamento territorial, análise de áreas de risco e avaliação ambiental. Com base em fotos aéreas e dados geoespaciais, é possível obter informações sobre ocupação do solo, sistema viário, cobertura vegetal, perímetros urbanos, declividade e áreas de risco.
O gerente de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento, Flávio Rene Brea Victoria, comenta: “O levantamento aerofotogramétrico é um instrumento fundamental para o planejamento das cidades, pois esses dados podem corresponder a 60% do custo da elaboração dos planos diretores. Todos os municípios de Santa Catarina receberam o estudo”.
O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos da JICA visa aprimorar técnicas e métodos relacionados aos macroprocessos de gestão integral de riscos de desastres naturais (prevenção, monitoramento e alerta, preparação, resposta, recuperação). Conforme acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério das Cidades, no primeiro ano, serão feitas pesquisas das condições dos desastres e riscos de deslizamento de terra. No segundo ano, a JICA vai elaborar manuais das ações, e nos dois anos seguintes testará as recomendações descritas nos documentos nos municípios de Blumenau (SC), Nova Friburgo (RJ) e Petrópolis (RJ).
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Leia mais:
>>> Imagens aéreas vão ajudar no planejamento das cidades
Mais informações para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/ 9186-9740