Agência internacional reconhece política fiscal adotada pelo governo e aumenta nota de Santa Catarina
A agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings aumentou a nota de Santa Catarina quanto ao risco de crédito nas escalas nacional e global.
Nacionalmente, a escala foi elevada de “brAA” para “brAA+” e, globalmente, foi de “B+” para “BB-”, que é o teto do Brasil.
Isso significa dizer que o Estado pode ser considerado mais seguro pelos investidores e reflete a capacidade de honrar suas dívidas e atrair novos investimentos.
De acordo com a agência, a nova classificação aponta o fortalecimento do perfil financeiro de Santa Catarina devido às políticas fiscais prudentes adotadas.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, a avaliação favorável confirma o acerto das medidas do ajuste fiscal encaminhadas por meio do Pafisc em março deste ano:
SONORA
A avaliação da S&P também conferiu ao Estado uma perspectiva “estável”, demonstrando a confiança de que SC implementará medidas de contenção das despesas correntes e de capital para compensar a desaceleração da arrecadação com a redução do ICMS em 2022 e o crescimento econômico menor.
Repórter: Marcos Lampert