Aeroporto de Correia Pinto é incluído no programa de concessões do Ministério de Portos e Aeroportos

Foto: Divulgação / SPAF
O Aeroporto de Correia Pinto fará parte do AmpliAR – Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais. A confirmação foi dada nesta terça-feira, 27, em Brasília ao secretário de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, e ratificada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o Prêmio Aviação + Brasil. No mesmo evento, o Aeroporto de Florianópolis voltou a ser premiado como o melhor do Brasil, pelo quinto ano consecutivo.
“A inclusão do Aeroporto de Correia Pinto neste programa nacional é muito importante para garantir o seu desenvolvimento. O governador Jorginho Mello vem autorizando investimentos que poderão ser potencializados com a concessão à iniciativa privada. Este aeroporto é a porta de entrada para a região serrana que vem se desenvolvendo e se destacando no setor turístico nacional, e por isso deverá atrair a atenção de investidores”, prevê o secretário da SPAF, Beto Martins.
Atualmente o Aeroporto de Correia Pinto vem recebendo obras de revitalização do terminal de passageiros, na Estação de Tratamento de Esgoto e no acesso à sessão de combate a incêndio. O investimento chega a R$ 5 milhões com recursos do Governo Estadual e de emenda parlamentar do deputado Lucas Neves.
O Programa AmpliAR tem por objetivo a adequação da infraestrutura e gestão dos aeroportos regionais do país. A proposta busca atrair investimentos privados para modernizar e ampliar aeroportos em regiões estratégicas, com pouca conectividade e que necessitam de adequações urgentes. A proposta é que as atuais concessionárias de grandes aeroportos assumam também a gestão de pequenos aeroportos, recebendo em contrapartida o reequilíbrio dos contratos.
Segundo informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Ministério de Portos e Aeroportos, o Aeroporto de Correia Pinto deverá ser incluído no segundo bloco de concessões, previsto para ocorrer em 2026.