Aeromédico do SAMU apresenta programa Sangue Total para Comissão das Relações Internacionais da ALESC
Para dar mais visibilidade nacional e internacional, as equipes do aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apresentaram o programa para a Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do Mercosul, na tarde desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).
A iniciativa tem como objetivo ajudar na divulgação do Sangue Total para outros estados do país, já que Santa Catarina é a única unidade da federação a ter esse programa, segundo o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Fonseca.
Devido ao avanço do Programa Sangue Total, o serviço aeromédico catarinense hoje se tornou uma agência transfuncional, sendo a primeira unidade aérea pública a receber alvará da Vigilância Sanitária em âmbito nacional.
A parceria entre o SAMU Aeromédico, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) é fundamental para viabilizar esse programa que aumenta as chances de sobrevida de pacientes graves no atendimento.
O desenvolvimento do programa também contou com parcerias internacionais e apoio da maior referência mundial no assunto, o médico Mark Yazer, professor da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, referência na Associação Americana de Bancos de Sangue.
Repórter: Kenia Casagrande