Aedes aegypti: Regional de Saúde receberá novos profissionais e laboratório de análises de larvas a partir de março
O superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Fabio Gaudenzi, acompanhado do diretor da Vigilância Epidemiológica Eduardo Macário, e do coordenador de projetos estaduais de Controle da Dengue, João Fuck, esteve em Xanxerê na quarta-feira, 1º de fevereiro, onde participou de reunião na Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê.
A reunião abordou a situação dos 17 municípios atendidos pela Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde de Xanxerê, com o objetivo de apresentar o cenário e propor ações alternativas de combate ao mosquito Aedes aedypti, vetor da dengue, zika vírus e chicungunya.
“Eles vieram para tentar entender o cenário e propor alternativas para o trabalho desenvolvido no combate ao mosquito. O que motivou a vinda foi principalmente a situação de risco dos municípios da nossa região”, explicou o Gerente de Saúde, Uilian Cavalheiro.
Dos 17 municípios atendidos pela Gerência, nove estão infestados. Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, São Domingos, Xanxerê e Xaxim estão recebendo acompanhamento especial e atenção redobrada.
A novidade é que a Secretaria de Estado da Saúde vai dispor de quatro novos profissionais para atuar na Vigilância Epidemiológica e fortalecer a equipe que faz o acompanhamento dos municípios. Além disso, Xanxerê receberá um laboratório para análise das larvas do mosquito.
“Atualmente as análises são realizadas em Chapecó. Com o laboratório em Xanxerê vamos conseguir suprir a demanda e proporcionar um atendimento melhor. Vamos preparar o ambiente para receber estes profissionais e um espaço para montar este laboratório”, comenta Uilian e acrescenta que o laboratório deve iniciar as atividades no mês de março bem como a vinda dos profissionais também deve acontecer no referido mês.
Reunião com o município
Durante a manhã, também foi realizada reunião com a Secretária de Saúde do município de Xanxerê, Iara Callfass e com os profissionais da área da saúde. Xanxerê é o maior município da Regional e também está na lista de infestados.
“Foi uma reunião de extrema importância para fortalecer a parceria entre o município e o Estado e ainda fortalecer o compromisso do trabalho no combate ao Aedes aegypti”, enfatizou o Gerente Uilian Cavalheiro.
Nesta quinta-feira, 2, o Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estará em Chapecó onde se reúne com prefeitos e secretários municipais de saúde da macrorregião Oeste do estado para discutir, reforçar e aprimorar estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, zika e chikungunya que já vem sendo desenvolvidas entre Governo e Prefeituras.
O evento acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó, a partir das 9h.
Informação adicional para a imprensa:
Janaína Mônego
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: adrs.sc.gov.br/adrxanxere