ADRs de Caçador, Campos Novos, Joaçaba e Videira participam de reunião de alinhamento
A implementação das Agências de Desenvolvimento Regional foi pauta do encontro realizado nesta quinta-feira, 14, no Salão Nobre da Unoesc, em Videira. Estiveram reunidos secretários executivos e gerentes de Videira, Campos Novos, Caçador e Joaçaba. O evento tratou das mudanças e do fortalecimento de ações regionais por meio das ADRs. Os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e do Planejamento, Murilo Flores, afirmaram que o objetivo foi apresentar as novas responsabilidades que as mesmas passarão a ter.
“Nesse processo de descentralização as SDRs cumpriram um papel importante. Tivemos algumas coisas que deram certo, outras que não funcionaram muito bem e tantas outras que foram esquecidas. As mudanças ajustam esses detalhes, fortalecendo o que é bom e alterando o que é preciso”, declara Flores. O secretário de Planejamento destaca que é necessário pensar regionalmente e não municipalmente, fato que estava esquecido em algumas regiões.
O secretário Nelson Serpa lembrou que a função da Agência é ser uma grande articuladora da integralização dos municípios. “E a estrutura que pensamos nas Regionais é para auxiliar nesse processo”. A redefinição dos regimentos internos que estabelecem como vão funcionar os Conselhos de Desenvolvimento Regional e os Colegiados Regionais de Governo, que é uma das grandes novidades previstas na lei, também foi debatida na reunião.
Para o secretário executivo da 10ª ADR de Caçador, Imar Rocha, as mudanças são importantes e necessárias. “Além de ser um órgão executivo de governo, as Agências assumem o papel de planejamento e articulação para promover o desenvolvimento regional. Vamos buscar um envolvimento maior de todos os setores da sociedade organizada, para termos um modelo mais eficiente e que faça a diferença positivamente para a região”, disse Imar.
A lei 16.795/2015 extinguiu a SDR Grande Florianópolis e reduziu 106 cargos de provimento em comissão (19 na secretaria extinta, 35 cargos de diretores-gerais e 52 de gerentes) e 136 funções gratificadas de integrador nas regionais, todos os cargos não preenchidos desde o início do ano de 2015. Na 10ª ADR foram extintos um cargo de diretor-geral, dois de gerentes e quatro de integradores. As funções já estavam sem nomeação desde o ano passado, e por isso não houve exonerações.
Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador