ADR Videira realiza segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional
Casa cheia e muitas discussões para o crescimento e desenvolvimento da região. Assim foi a segunda reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional que reuniu prefeitos, presidentes dos legislativos e representantes da sociedade civil organizada dos sete municípios atendidos pela 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Salto Veloso na sexta-feira, 23.
Para o presidente do Conselho e secretário executivo, Euro Vieceli, o encontro foi muito produtivo. “Apresentamos o andamento dos trabalhos do Governo do Estado na região e discutimos sobre os pleitos, as melhorias e os problemas coletivos dos municípios, para que juntos, possamos traçar alternativas eficazes para o desenvolvimento de ambos”, afirmou.
A reunião começou com as boas vindas do presidente do Legislativo de Salto Veloso, Ivainer Meneguel, seguido pelas falas da prefeita Ana Rosa Zanela, que apresentou o município e as belezas turísticas disponíveis. Na sequência o presidente do Conselho deu início aos trabalhos.
Foram apresentados o andamento das obras do Governo do Estado na região: pavimentação da SC 355 de Iomerê a Treze Tílias e revitalização das rodovias SC 135 de Videira à Tangará e SC 453 de Tangará à Luzerna. Investimentos com roçadas e tapa-buracos também foram apresentadas. O gerente de planejamento regional e apoio as políticas públicas, Alcidir Felchilcher, ainda apresentou os projetos do Governo Federal abertos para captação de recursos.
Durante a reunião os conselheiros discutiram as prioridades regionais. Fraiburgo enalteceu a importância da revitalização urgente da rodovia que liga o município à BR-470, passando por Monte Carlo, bem como, revitalização do centro de Fraiburgo, e pavimentação Fraiburgo à Frei Rogério. Videira demonstrou a preocupação com o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. A distribuição de água e a energia elétrica também foram preocupações de Salto Veloso.
“Vamos criar uma agenda regional para debater e buscar melhorias para cada um dos apontamentos. Acreditamos que unidos temos ainda mais força e a partir dessas reuniões podemos traçar alternativas viáveis”, finalizou o secretário, evidenciando que as pautas serão encaminhadas, via ata, à Secretaria do Planejamento e da Casa Civil. A próxima reunião está programada para agosto, no município de Tangará.
{article Josiane Zago – SDR Videira}[text]{/article}