Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR promove capacitação de...

ADR promove capacitação de agentes de saúde para Hepatites Virais

adr promove capacitacao de agentes de saude para hepatites virais 20170425 1786914448

Foto: ADR Criciúma

Considerada um problema de saúde mundial, a hepatite viral atinge hoje, milhões de pessoas no mundo todo, porém, apenas uma pequena parcela sabe que é portador do vírus, o que diminui consideravelmente as chances de cura agravando o quadro e podendo levar até a morte. Pensando nisso, a Gerência Regional de Saúde promoveu nesta terça-feira, 25, um seminário de capacitação para diagnóstico e tratamento da hepatite. O encontro aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma.

O evento contou com a participação de agentes públicos de saúde dos municípios do Sul do Estado com palestras sobre “Epidemiologia e História da Hepatite C”, “Acesso aos medicamentos do CEAF para Hepatites” e “Epidemiologia da Hepatite no estado de Santa Catarina”. “Nos mês passado realizamos um evento sobre judicialização de medicamentos, este mês é a vez das hepatites virais. O compromisso da Regional de Saúde é este, buscar cada vez mais o diagnóstico precoce e a busca pelo tratamento do paciente e para isso, precisamos que nossos profissionais da saúde estejam capacitados”, explica o gerente Regional de Saúde, Fernando de Fáveri.

De acordo com o censo de 2015, no país há entre 1,5 e 2 milhões de pessoas com hepatite, porém, apenas 25% têm conhecimento do diagnóstico, 5% estão em tratamento e 3% alcançam a cura. “A mortalidade pela hepatite é maior que pelo HIV desde 2007. Precisamos alertar nossos profissionais da área da saúde. O diagnóstico pode ser feito em um simples exame nos postos de saúde”, comenta o palestrante, o médico Luiz Augusto Borba.

Sem o exame de diagnóstico, a doença pode evoluir causando danos irreversíveis ao fígado, como cirrose e câncer. Além disso, os infectados podem transmitir a doença para outras pessoas. “Por ser uma doença silenciosa, o portador muitas vezes não sabe que tem o vírus. Temos um alto índice de portadores que não estão em tratamento, sendo que existem medicação, laboratórios e toda uma estrutura disponível para estes pacientes na rede pública de saúde”, complementa.

Informações adicionais para a imprensa:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcriciuma 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support