ADR Maravilha realiza palestra em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Para lembrar o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o Novembro Azul, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata, a Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha realizou a palestra Equilibrio Alimentar: Como Comer de Tudo e Ganhar Saúde, com a nutricionista Késsia de Souza. O evento contou com a participação de todos os servidores da Regional.
O objetivo foi reforçar a importância de ações no cuidado com a saúde tanto da mulher quanto do homem, destacando como a alimentação influencia a saúde. “É muito importante homens e mulheres desenvolvam a consciência da prevenção e busquem o atendimento médico de rotina para avaliação de sua saúde de forma regular e anual”, salientou o secretário executivo Valci Dal Maso.
A palestrante e nutricionista destacou que, hoje, sabemos que uma dieta saudável é fundamental para uma vida longa e com qualidade. “Uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo. Além de ser a fonte de nutrientes, a alimentação envolve diferentes aspectos, como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais. Alimentação normal correta deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa em seus componentes e adequada a sua finalidade e ao organismo a que se destina”, finaliza.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais comum entre os homens. A doença demora a se manifestar e suas causas ainda são desconhecidas, daí a importância dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens comecem a fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, uma vez por ano.
Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha