ADR Itapiranga vistoria obras na Escola Madre Benvenuta em São João do Oeste
A completa reforma e ampliação da Escola Madre Benvenuta, em São João do Oeste, com investimento superior a R$ 1,8 milhão do programa Pacto Por Santa Catarina, está sendo viabilizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga. Na tarde desta terça-feira, 2, o secretário executivo Miguel Schneider vistoriou o andamento das obras, acompanhado pelo gerente de infraestrutura Tiago Berwanger; gerente de educação Marina Bianchi; sócio-proprietário da empresa executora da obra Afonso Hammes; o diretor adjunto do educandário, Lorival Rambo; assistente técnico pedagógico Vanderli Manske; e assistente de educação Geneci Santin.
Conforme o secretário Schneider, as quatro etapas da obra preveem novas salas de aula, edificação de sala de artes, adequação da entrada de energia elétrica e ampla reforma do prédio existente. A edificação do prédio de dois pavimentos terá 808 m² e vai abrigar seis salas de aula, sala de professores e sanitários. O novo pavimento que contempla a sala de artes terá 375 m² com amplo espaço multiuso. “Já a reforma do prédio existente prevê a adequação da cozinha, troca do piso das salas, troca de aberturas, reforma da cobertura, melhorias na drenagem, pintura da escola, instalação de preventivo de incêndio com hidrantes, sistema para-raio e execução de rampas para acessibilidade”, informa.
O programa Pacto por Santa Catarina foi criado no primeiro mandato do governo Raimundo Colombo e continua em plena execução. Trata-se de obras e aquisições para tentar atender às principais demandas da sociedade. A soma dos recursos captados chega a R$ 10,7 bilhões, o maior pacote de investimentos da história catarinense. O Estado conta com os recursos para investimentos em obras e aquisições nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Defesa Civil, Agricultura e Proteção Social.
A obra foi licitada e está sendo fiscalizada pela Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga com visitas técnicas rotineiras do gerente de infraestrutura da ADR. A mesma iniciou em setembro de 2014 e a conclusão deverá ocorrer no primeiro semestre de 2016. Com 60% da obra concluída, neste início de ano letivo já estarão à disposição dos alunos os novos sanitários e 11 salas reformadas.
Com a implantação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (SDR), em 2007, todas as 20 escolas estaduais dos cinco municípios foram contempladas com duas ou até três obras de melhorias e ou ampliações, incluindo a construção de inúmeras quadras cobertas. A licitação, acompanhamento e a fiscalização é realizado pela agência regional. “Os municípios da regional de Itapiranga possuem uma das melhores estruturas físicas do estado”, enfatiza o secretário Schneider.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text} {readmore}{/article}