ADR Itapiranga reúne conselho de desenvolvimento regional para esclarecer mudanças no Governo
A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga reuniu na quarta-feira, 16, os conselheiros de desenvolvimento regional. O conselho é integrado pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios que compõem a ADR Itapiranga. Novos prefeitos eleitos também participaram. A partir de agora essas reuniões do CDR passam a ser trimestrais. Já o Colegiado de Governo reúne-se mensalmente.
O secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, agradeceu aos atuais prefeitos e conselheiros pela parceria nos trabalhos e encaminhamentos da ADR e do Conselho de Desenvolvimento Regional. Na oportunidade, também concedeu boas vindas aos novos gestores municipais há pouco eleitos.
“Esclarecemos a mudança de Secretaria de Desenvolvimento Regional para Agência de Desenvolvimento Regional. Enfatizamos que as ADRs agora aumentam suas atribuições, mantendo as funções executivas das antigas SDRs e, ao mesmo tempo, passam a assumir o papel de articuladoras e promotoras do planejamento para o desenvolvimento regional”, afirma.
Uma das atribuições da ADR, elogiadas pelos prefeitos, foi a nova visão integrada de cada região que passará a nortear ainda mais as ações, com maior poder de planejamento, organização e decisão para fomentar o desenvolvimento regional. Os gestores municipais igualmente foram unânimes na sugestão e cobrança por uma maior descentralização de recursos para a microrregião e as prefeituras. Os prefeitos também destacaram os bons índices de Santa Catarina e sugeriram a continuidade de alguns programas do Governo do Estado.
A reunião também foi uma oportunidade para sanar dúvidas relativas a repasses de convênios e respectivas prestações de contas. Durante os últimos meses, o Governo do Estado, por meio da ADR Itapiranga, assinou inúmeros convênios com as cinco prefeituras. Por meio do Fundo Social, foram assinados convênios no valor aproximado de R$ 5 milhões. Já pelo Fundam, houve repasse de R$ 6,5 milhões, mas a maioria das prefeituras já finalizou a prestação de contas.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}