Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Itapiranga projeta mais...

ADR Itapiranga projeta mais conquistas para a agricultura em 2016

A gerência regional de agricultura da ADR faz uma análise dos principais programas e ações do Governo do Estado que foram desenvolvidas nos cinco municípios em 2015 e projeta a manutenção, ampliação e criação de novos programas para beneficiar os agricultores. A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (ADR) integra os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.

De acordo com o gerente de agricultura da ADR Itapiranga, Zaclir Stolarski, na regional houve a execução de programas considerados importantes como o Kit Apicultura, Programa Irrigar, Kit Forrageira, Kit Informática, entre outros. O gerente enaltece a boa condução dos trabalhos pelos escritórios da Epagri nos cinco municípios. “A Epagri faz todo o encaminhamento para contemplar cooperativas e agricultores e esse trabalho muitas vezes não aparece”.

Segundo o gerente regional de agricultura, por meio do Programa Terra Boa do Governo do Estado, foram distribuídas 310 mil toneladas de calcário e 220 mil sacas de milho no Estado. “Importante destacar que não houve falta de cotas e todos os agricultores que solicitaram os produtos foram contemplados”. O gerente ainda enfatiza o apoio financeiro para a realização de feiras regionais da indústria, comércio e agricultura nos municípios. “Todas as feiras foram contempladas com recursos financeiros por meio do empenho da ADR, Secretaria de Estado da Agricultura e Governo do Estado”.

Em 2015, o Programa SC Rural igualmente assegurou recursos financeiros e técnicos para a execução de programas que beneficiaram cooperativas e agricultores. Nas reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional houve a aprovação de projetos para contemplar agricultores por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). A projeção da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga (ADR) é de que o SC Rural e os projetos do FDR terão continuidade em 2016.    

O gerente regional de agricultura também elogia o trabalho desenvolvido pela Cidasc. Informa que há poucos dias o setor agropecuário catarinense foi beneficiado com a abertura do mercado sul coreano para a carne suína. Segundo Zaclir, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou na terça-feira, 5, que o Governo da Coreia do Sul autorizou a importação de carne suína in natura produzida em Santa Catarina. “Esta será a primeira vez que um estado brasileiro exporta carne suína para a Coreia do Sul”.

{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}