Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Itapiranga participa de...

ADR Itapiranga participa de reunião que discute política de integração com a Argentina e o Paraguai


Foto: Vandro Welter / Ascom ADR Itapiranga

Na manhã de quinta-feira, 9, a cidade de Maravilha recebeu o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, para reunião visando aperfeiçoar o núcleo da faixa de fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC). Foi abordada conexão transfronteiriça para implantação de nova rota do milho e a importância dessa matéria prima para o fortalecimento e a expansão do agronegócio na região Oeste. Houve relato das câmaras temáticas do NFSC sobre as ações já realizadas e a discussão de iniciativas de integração fronteiriça entre Santa Catarina, Argentina e o Paraguai.

Autoridades da Argentina participaram do evento e elogiaram a atuação do Governo de Santa Catarina. Entre as autoridades internacionais estiveram o presidente do Bloco de Intendentes, prefeitos e alcades do Mercosul, Ramón Ortellado.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir José Larentis, considera fundamental o papel das agências de desenvolvimento regionais (ADRs) nesse contexto de discussão e tomada de decisões. Segundo Larentis, a nova rota do milho é considerado um canal de oportunidades para o transporte de grãos, por meio da integração fronteiriça entre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina.

“Entre as prioridades que irá defender está a estruturação e fluidez da passagem aduaneira de Dionísio Cerqueira, implantação de infraestrutura e funcionamento da passagem aduaneira de Paraíso (SC) a San Pedro (Província de Misiones na Argentina) e a melhoria da estrutura rodoviária do Oeste e Extremo-Oeste catarinense”, aponta o secretário da ADR.

Santa Catarina produz em torno de três milhões de toneladas de milho ao ano e o consumo é no mínimo o dobro. A diferença é comprada no Centro-Oeste do Brasil, na rgentina e no Paraguai, sendo que as distâncias representam aproximadamente o dobro do que está sendo proposto pela Rota do Milho.

Além do secretário executivo da ADR Itapiranga, a microrregião esteve representada no evento pelos gerentes da ADR, Miguel Schneider, Rudi Rasch, Marina Bianchi e Vandro Welter. Contou ainda com a participação do secretário municipal da agricultura de Itapiranga, Herval Trebién.

A rota

A nova rota inicia no departamento de Itapúa (Paraguai), na cidade de Mayor Julio Otaño, passa por Misiones (Argentina), pela cidade de Eldorado com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Brasil no Estado de Santa Catarina, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.

A proposta tem o envolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento, executiva do Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM), conta com apoio  do Sebrae/SC e Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. 
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support