ADR Itapiranga participa de evento que debate o empreendedorismo rural na região Oeste
Cerca de 500 empreendedores rurais da região Oeste, todos apoiados pelo Governo do Estado por meio do Programa SC Rural, estiveram reunidos na quarta-feira, 8, em Chapecó para trocar experiências e participar de palestras sobre tendências e serviços que agregam valor aos produtos da agricultura familiar. O evento foi aberto pela manhã com palestra do governador Raimundo Colombo que falou sobre a importância dos empreendimentos da agricultura familiar no Estado.
Da regional de Itapiranga participaram o gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da ADR, Zaclir Stolarski, e a extensionista social da Epagri, Alésia Lauschner Gesing, além de responsáveis por escritórios da Epagri nos municípios.
De acordo com Zaclir, o valor pago às cooperativas e agricultores por meio do programa SC Rural em projetos estruturantes na regional de Itapiranga ultrapassa R$ 3 milhões. Informa que o Governo do Estado ajudou a criar e contemplou financeiramente cooperativas de agricultores nos municípios de São João do Oeste, Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. O gerente da ADR Itapiranga lembra que outro importante investimento do Governo do Estado refere-se ao pagamento de veterinários que atuam junto a cooperativas na certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose.
Segundo a extensionista social da Epagri, Alésia Gesing, o evento em Chapecó foi uma oportunidade interessante para os agricultores e empreendedores apoiados pelo SC Rural de conhecer outras realidades, podendo contribuir para adaptações e melhorias em suas propriedades.
O Programa SC Rural é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text} {readmore}{/article}