ADR Itajaí reconhece capacidade técnica de 13 comunidades terapêuticas
A Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí reconheceu a capacidade técnica de 13 comunidades terapêuticas de Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Luis Alves e Camboriú. O relatório de vistoria foi assinado na quinta-feira, 14, pelo secretário regional Edson Piriquito, na presença do gerente regional da Saúde, Simão Boing, e será repassado para a Secretaria de Estado da Saúde para contratualização. A expectativa é que a partir do dia 1º de outubro o Governo do Estado passe a custear dez vagas por instituição para o atendimento de dependentes químicos.
O relatório assinado é resultado das visitas técnicas feitas Gerência Regional de Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e Vigilância Sanitária, neste mês, conforme previsto em edital. As comunidades devem seguir requisitos para que possam receber recursos públicos estaduais. Itens como instalações sanitárias, projeto terapêutico, serviços laborais e protocolo de acesso de visitantes foram avaliados pela equipe.
“Algumas receberam recomendações de melhorias e que serão feitas até a assinatura do contrato. A vistoria considerou que estão aptas a acolher dependentes e reinseri-los no ambiente social com retomada da autonomia”, disse o gerente. Das 13 comunidades, duas atendem exclusivamente mulheres que buscam voluntariamente o acolhimento terapêutico, por um período de, no máximo, nove meses.
Nos dias 18 e 19 de setembro, a equipe da Gerência participará de capacitação com a Secretaria de Estado da Saúde para dar continuidade no trabalho de acompanhamento das instituições beneficiadas com recursos estaduais.
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}