ADR Itajaí propõe ações para mobilidade entre municípios
A Agência de Desenvolvimento Regional propôs à prefeitura de Itajaí um estudo para um novo traçado que ligará a Rodovia Osvaldo Reis à BR-101. O assunto foi tratado em reunião nesta terça-feira, 2, pelo secretário regional Edson Piriquito com a equipe de Planejamento Urbano do município. O acesso Itajaí/Sul e Balneário Camboriú/Norte, nas imediações da Praia Brava e Bairro Ariribá, seria um caminho alternativo para o deslocamento de motoristas para as duas cidades, evitando as regiões de maior fluxo de veículos. O tema será levado à apreciação da prefeitura de Balneário Camboriú. “Estamos propondo um entendimento para a viabilização dessa ideia, que depende de um trabalho conjunto. O desenvolvimento regional passa pela solução de problemas de mobilidade”, disse o secretário.
O secretário Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lamin; o secretário adjunto de Urbanismo, Ricardo Rebello; o diretor de Trânsito, Marcelo Zimmer; a coordenadora técnica da Secretaria de Planejamento, Jade Martins Ribeiro; e o assessor especial de Gabinete, Auri Pavoni, participaram da reunião.
A proposta seguirá para o projeto geométrico da rodovia e levantamento de custos, após apresentação ao prefeito Volnei Morastoni.
Integração transporte
O secretário regional também vai buscar o entendimento dos municípios para implantar o sistema integrado de transporte coletivo. Um consórcio que, inicialmente, unirá Camboriú, Balneário Camboriú e Camboriú com terminais urbanos. Com apenas uma passagem, o cidadão poderá circular pelas três cidades. “Vamos articular o processo, conversar com as autoridades do executivo e legislativo promover esse benefício. Em Itajaí e Balneário Camboriú a legislação já possibilita essa integração”, observou o secretário regional.
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}