ADR Dionísio Cerqueira sedia I Encontro Regional de Altas Habilidades

Foto: Manoely Dias Cogo/ ADR Dionísio Cerqueira
A Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, por meio da Gerência de Educação, em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), realizou nesta terça-feira, 27, em Dionísio Cerqueira o I Encontro Regional de Altas Habilidades/Superdotação. Com a presença de cerca de 130 pessoas entre professores, diretores e equipes de ensino, o encontro teve duração de 6 horas e abordou os temas “Altas habilidades/Superdotação na Educação Especial”, “Características das AH/SD e mitos presentes nessa temática”, “Identificação de alunos com AH/SD”, “Modelos de Atendimento” e “Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação”.
Na oportunidade também foi implantado o Núcleo de Serviço Educacional Especializado, que oferecerá Serviço Educacional Especializado inicialmente com sede na EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto. Atender crianças com altas habilidades é um direito previsto em lei, e Santa Catarina está sendo pioneira na implantação desse serviço. O núcleo permite a identificação e encaminhamento desses casos.
Participaram do encontro a Gerente de Educação da Regional de Dionísio Cerqueira, Tânia Gasperin dos Santos, a responsável pela Educação especial na Regional, Joeldes Taube, a vice-prefeita do município de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, o secretário de Educação do município, Evandro Vargas, representante da Câmara de Vereadores Mauro Prado, a diretora da EEB Theodureto, Márcia Joana Moreira, e a equipe da FCEE diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE Pedro de Souza, e as palestrantes Andreia Panchiniak e Liliam Guimarães Bancellos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) de 3,5% a 5% da população mundial são superdotados. Em 2015, os dados do IBGE registraram 1.1174.860 alunos frequentando a Educação Básica de Santa Catarina. “Sendo assim, teríamos cerca de 50 mil estudantes com altas habilidades/superdotação em nossas escolas. Apesar disso, o censo escolar 2016 identificou apenas 488 alunos em todo o Estado. Número este que nos assusta por evidenciar a invisibilidade desses talentos”, destacou o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza.
O objetivo do encontro foi capacitar os professores e demais profissionais da educação das escolas dos alunos atendidos no NAAH/S e difundir a temática entre os profissionais, instrumentalizando-os para a identificação e atendimento. A responsável pela Educação Especial Joeldes Taube destacou que por ser uma modalidade nova, essa formação foi imprescindível, esclarecedora e desafiadora. “A partir de agora, estudos e pesquisas deverão ser uma constante, pois os alunos das várias áreas de conhecimento exigem dos professores muito dinamismo”.
Desde 2015 a Fundação promove a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular, e por isso, estão sendo criados polos em 16 regiões do Estado em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional. “Nessas regiões nós iremos localizar e atender essas crianças trazendo a solução para o que, muitas vezes é tratado como problema, somando assim esses talentos que são descobertos”, enfatizou Pedro de Souza.
A gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos destacou que esse foi um momento único para a Regional. “Ficamos muito honrados com os representantes da FCEE, que vieram compartilhar o seu conhecimento e repartir conosco muitas experiências bem sucedidas desenvolvidas no Estado de Santa Catarina”.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira